Christina Larroude é administradora de empresas formada e pós-graduada pela FGV. Com mais de 20 anos na área de Marketing, possui um perfil único que combina experiências que vão de multinacionais como Procter & Gamble, Johnsons&Johnsons – em que trabalhou com Higiene e Beleza – ao universo de Alimentos e Bebidas, com passagens pela Camil Alimentos, Grupo Lactalis e Grupo Edson Queiroz onde é atualmente a diretora de marketing da Minalba Brasil.
É apaixonada por branding, consumer insights e inovação. Em sua trajetória, sempre implementou uma abordagem centrada no consumidor, do conceito do produto à execução no ponto de venda. Dessa forma, contribuiu para construção de grandes marcas como Ariel, Johnson´s Baby, Sempre Livre, Açúcar União, Arroz e Feijão Camil, Batavo e Parmalat.
O desafio atual de Christina é acelerar o crescimento de Minalba Brasil, sua expansão nacional, relevância e reputação no mercado e aumentando a conexão de suas marcas com seus consumidores através de ações diferenciadas de comunicação e inovação.
Transformando desafios em oportunidades
Diretora de Marketing da Minalba Brasil compartilha visão e estratégias para o futuro
Com mais de duas décadas de experiência diversificada em marketing, Christina Larroude, a atual diretora de marketing da Minalba Brasil, traz consigo um legado de branding, consumer insights e inovação. Sua carreira incluiu papéis em multinacionais como Procter & Gamble e Johnson & Johnson, assim como em empresas do setor de Alimentos e Bebidas, como Camil Alimentos e Grupo Lactalis.
Nesta entrevista, ela compartilha sua visão sobre como está aplicando sua experiência para posicionar a Minalba Brasil de maneira única, fortalecer a presença da marca no Nordeste e alcançar um crescimento sólido no mercado nacional.
Nosso Meio (NM): Com uma carreira que inclui passagens por empresas multinacionais de renome, como P&G e J&J, Banco Itaú e outras marcas, como você pretende aplicar sua experiência diversificada para posicionar a Minalba Brasil de maneira única no mercado nacional e, especialmente, no Nordeste?
Christina Larroude (CL): Estou muito feliz com a oportunidade de liderar o marketing de uma empresa tão potente como é a Minalba Brasil. Quando cheguei me surpreendi com o tamanho da empresa. Somos a maior empresa de águas de Brasil, com um portfólio amplo, que inclui marcas como Indaiá, Minalba, São Lourenço, Nestle Pureza Vital, Petrópolis, Refri, Night Power, Citrus, e as importadas Perrier, San Pellegrino e Acqua Panna. Além disso, temos licenciamento de marcas como Grapette e Minotauro direcionados a algumas regiões.
Neste momento, minha missão aqui é honrar tudo o que nos trouxe até aqui e ajudar a construir um futuro ainda mais promissor. Minha trajetória em empresas multinacionais me proporcionou uma compreensão profunda da importância de uma cultura centrada no consumidor, na experiência do cliente e em sua jornada. Planejo trazer essa mentalidade para a companhia, acelerando a inovação e o fortalecimento de nossas marcas principalmente nas plataformas digitais. Essa estratégia permitirá acelerar nosso crescimento e estabelecer uma conexão ainda mais sólida com nosso público-alvo.
NM: Sua trajetória inclui projetos estratégicos de branding e comunicação e a inovação é uma marca registrada em sua carreira. Considerando as particularidades do Nordeste, como planeja fortalecer a identidade da marca Minalba nesta região?
CL: A Minalba Brasil está comprometida em fortalecer sua presença regional e especialmente a marca Indaiá no Nordeste. Essa abordagem estratégica certamente terá um impacto positivo no reconhecimento da marca e no envolvimento dos consumidores.
A ampliação do portfólio da marca Indaiá com produtos como o Indaiá Refri e o refresco Indaiá Citrus demonstra a capacidade de adaptação da empresa às preferências locais, oferecendo variedade aos consumidores. Além disso, a incorporação desses produtos ao dia a dia e às celebrações dos consumidores reflete a relevância da marca na região.
As iniciativas planejadas, como os investimentos em redes sociais, presença da marca em eventos importantes como Fortal e São João nas principais praças, são estratégias inteligentes para fortalecer ainda mais a conexão da marca Indaiá com os consumidores nordestinos.
Além disso, a participação em eventos e atividades esportivas como corridas, beach tennis e kite surf e o patrocínio do time Rede Cuca Vôlei, único time do Nordeste a participar da Super Liga em 2022, são excelentes maneiras de mostrar o compromisso da Indaiá com a comunidade nordestina. Não apenas aumentarão o reconhecimento da marca, mas também reforçarão que a Indaiá é parte integrante dos momentos especiais e do estilo de vida dos consumidores da região.
NM: Com sua experiência em liderar turnaround de negócios, quais são suas estratégias para reforçar a presença da Minalba no mercado nordestino e alcançar um crescimento sólido a curto e longo prazo?
CL: Estou empolgada com este novo capítulo na história da Minalba Brasil. A empresa já se destacou no mercado nos últimos anos, e agora estou assumindo o desafio de expandir ainda mais nossa presença no Brasil. Mesmo sendo líderes, vejo muitas oportunidades de crescimento tanto no setor de água mineral quanto no mercado de bebidas não alcoólicas. Nossa estratégia se concentra no consumidor, em sua jornada e experiência. Vamos buscar inovações que atendam às necessidades dos clientes e fortalecer nossas marcas para oferecer experiências que agreguem valor ao dia-a-dia de nossos consumidores.
Este é um momento estratégico para nós, pois estamos entrando na alta estação, marcada pelo período de festas e o auge do verão. Nacionalmente, o mercado cresce aproximadamente 20% durante esse período, e a Minalba Brasil está preparada para aproveitar essa oportunidade. Temos um plano robusto para a temporada, que envolve desde plano de produtos, logística e execução com lançamentos significativos em nossos principais segmentos.
Lançamos recentemente o Fala na Lata, nossa água em lata em parceria com a Gerando Falcões, ação esta que reforça nossa responsabilidade social e ambiental acelerando as embalagens lata que são mais sustentáveis por serem eternamente recicláveis e feitas de material 100% reciclado. Além do fato de que 100% do lucro das vendas deste produto será revertido para os projetos da ONG.
Temos também o Energético Night Power Black 2Lts, focado para o mercado nordestino, que é uma grande aposta para o verão e para as festas; e o Energético Minotauro 2lts, projeto inovador em parceria com os ex-lutadores do UFC e do Pride, Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, e Antônio Rogério Nogueira, o Minotouro produzido e distribuído pela Minalba Brasil para a região Norte e Nordeste.
E uma grande aposta nossa para este verão é o Desafio Minalba Brasil, nossa primeira promoção que tem como objetivo estimular uma rotina mais saudável entre os consumidores. Serão sorteadas 10 bicicletas elétricas e 1 carro 0km.
Já pensando no longo prazo, nosso plano passará por inovações. Observamos uma tendência global de crescimento de bebidas não alcoólicas com consumidores buscando bebidas saudáveis, saborosas e que ofereçam benefícios funcionais além da simples hidratação.
NM: Sua trajetória profissional inclui experiências em empresas de grande porte. Como essas experiências moldaram sua abordagem pessoal para enfrentar desafios e oportunidades em sua carreira, e que passos você pretende dar a partir de agora?
CL: Sou uma pessoa focada em pessoas. Minha paixão reside em compreender as motivações e comportamentos e propor soluções para deixar a vida melhor. Colocar o consumidor no centro de todas as ações é uma prioridade constante, e liderar equipes com empatia, criatividade e motivação se tornou uma parte fundamental da minha liderança, reconhecendo que o sucesso está intrinsecamente ligado ao envolvimento e desenvolvimento das pessoas para superar os desafios.
Na Minalba Brasil, vou trabalhar para impulsionar a cultura centrada no consumidor, acelerando a inovação e fortalecendo nossas marcas, especialmente nas plataformas digitais. Essa abordagem ajudará a acelerar nosso crescimento e fortalecer nossa relação com nosso público-alvo.