Mercado

Indicada ao Prêmio Top Of Mind de RH, Solar Coca-Cola compartilha estratégias de atração e retenção

Por Redação

22/08/2023 10h23

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A Solar já foi premiada na categoria “Empresa com práticas reconhecidas em Atração e Retenção de Talentos” no Top of Mind de RH, e em 2023 concorre novamente

“Pessoas no centro do negócio”. Essa é a principal estratégia para atrair e, principalmente, reter colaboradores dedicados e de excelência. A Companhia, que é a segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no Brasil, possui 17 mil funcionários e foi a ganhadora do Prêmio Top of Mind de RH na categoria “Empresa com práticas reconhecidas em atração e retenção” em 2022, estando indicada mais uma vez neste ano. 

Para além de trazer os profissionais para o centro de seu negócio, há outras ações e planejamentos que otimizam a seleção e a permanência de colaboradores de destaque na empresa, e a Solar compartilha quais são as estratégias que fazem da fabricante uma referência no tema.

Para Emiliana Albanaz, diretora de RH, “além de uma boa reputação para a marca, uma das consequências é a experiência positiva na jornada de cada colaborador, permitindo que eles abracem a cultura organizacional, se sintam pertencentes e realizados com enorme sentimento de dono”. 

“Quando o profissional compreende que o sucesso da empresa depende dele, e que isso também se traduz em benefícios para ele, nós conseguimos reter essa pessoa dentro na nossa equipe e esse é o ‘sentimento de dono’. No caso da Solar, esse processo é desafiador, mas traz recompensas maravilhosas, pois serve de base para a construção da nossa reputação nos 18 estados em que atuamos, onde geralmente somos a maior ou estamos entre as maiores empresas empregadoras”, explica Emiliana Albanaz.

A diretora complementa: “Conseguir engajar e impactar a vida de seus funcionários, independentemente do tamanho da sua equipe, é também engajar e impactar suas famílias e toda uma comunidade. Na Solar, além dos 17 mil colaboradores, também nos orgulhamos de impactar as famílias dessas pessoas, e por consequência, as comunidades onde estamos inseridos em 70% do território brasileiro”, reforça.

Atração de talentos

Investir no potencial de atração e recrutamento das redes sociais é uma das chaves para um processo de seleção mais assertivo, defende Emiliana. O uso de plataformas que garantem recrutamento digital atualmente é um dos recursos utilizados pela Solar Coca-Cola que, além da eficiência, proporciona também economia na contratação de consultoria.

“A Solar está nas principais mídias, principalmente no Linkedin, página que conta com mais de 500 mil seguidores. Esse espaço é fundamental para compartilhamos o que acontece na companhia, acelerar a aproximação do nosso negócio com o público, reforçar nossa cultura e nossos valores. O resultado se reflete no banco de currículos que temos hoje na nossa plataforma de seleção, que aumenta significativamente a cada dia. Isso mostra que gerir e investir na estratégia digital possibilita um retorno maior dos candidatos, aumentando o índice de engajamento e proporcionando uma repercussão excelente para nossa marca”, explica Emiliana.

Para além do auxílio da tecnologia, o trabalho de atração de candidatos talentosos, não abre mão, mais uma vez, em acolher todos os candidatos, assim vem colocando em prática o Programa “Solar de Portas Abertas”. A iniciativa tem como objetivo o acolhimento presencial em suas unidades aos candidatos de grupos diversos para cadastro no banco de talentos para futuras vagas de oportunidades.

O projeto busca diminuir a distância das seleções online, proporcionando uma grande força-tarefa de acolhimento e seleção presencial. “O ‘Solar de Portas Abertas’ é uma maneira de reafirmar nosso compromisso com a inclusão e diversidade e foca em mulheres, pessoas com deficiência, profissionais de operação e participantes do Coletivo Jovem nas comunidades onde estamos inseridos”, explica a diretora de RH.

Outro ponto de atenção para a seleção são os recrutadores que devem ser protagonistas durante esse processo, estando aptos a transmitirem os atributos da empresa. Esses profissionais fazem total diferença, e são o cartão de vista da empresa, de acordo com Emiliana.

“Manter um time de recrutamento atualizado, conhecedor do negócio, das estratégias, das tendências, e em constante treinamento, é um investimento que vai trazer excelentes resultados. Dessa maneira, o recrutador vai poder proporcionar uma experiência importante na vida do candidato. Mesmo recebendo o ‘não’, essa pessoa vai saber receber de forma respeitosa”, destaca Emiliana. 

Retenção de profissionais de excelência

Depois de um processo de atração bem sucedido, transparente e estruturado, a retenção de profissionais de excelência deve ser uma consequência, aponta Emiliana. Além de efetivar colaboradores alinhados com a cultura da empresa, fatores como comunicação, valorização, cuidado, segurança e respeito com o time são alguns dos principais exercícios para uma empresa reter seus funcionários por mais tempo.

“Existem algumas iniciativas fundamentais que fazem com que o colaborador desenvolva o sentimento de pertencimento, como por exemplo: proporcionar capacitações. Nesse caso, mantemos nossa universidade corporativa, que impulsiona e impacta o capital humano com educação e transformação de vida e carreira profissional. Contudo, damos a possibilidade do colaborador degustar o que for de seu interesse, permitindo, inclusive, uma migração para outra área, tornando-o protagonista de sua carreira. Essa estratégia amplia a visão do profissional e cria uma jornada dentro da companhia”, destaca.

Saúde e segurança também despontam como temas essenciais, devendo ser uma pauta estratégica para qualquer empresa, lembra Emiliana. A importância se estende para o cuidado e respeito com todos e cada um do time, colocando a diversidade da equipe como prioridade também, reforça Emiliana.

“Cultivar práticas de inclusão e equidade é fundamental para uma cultura empresarial mais diversa. Na Solar, estamos numa jornada de aprender todos os dias. Mas em nossas ações de governança já mantemos um comitê colaborativo de inclusão e diversidade, bem como grupos de afinidades, capacitação de liderança e colaboradores, para que tenhamos para além da inclusão, a geração de respeito”, afirma.

Para Emiliana, uma forma de resumir é destacar que o RH deve ser transversal nas empresas. “A pauta estratégica de gestão de pessoas é um pilar importante para qualquer negócio. Enquanto RH, nós traduzimos as necessidades das pessoas e da Companhia, propiciando a convergência de ambos e fazendo das pessoas o centro do negócio”, conclui.

Sobre o prêmio Top of Mind de RH

O propósito do Top é celebrar o bom trabalho e as melhores práticas de organizações e profissionais que fazem com que, a cada ano, os Recursos Humanos sejam cada vez mais fortes, protagonistas e tomadores de decisões, pois estamos falando do maior valor de cada organização: as pessoas. A votação dessa premiação é exclusiva para profissionais de Recursos Humanos, e segue até o dia 29 de setembro, para que em 26 de outubro, seja escolhida uma única empresa a ganhar o prêmio deste ano, nas mais diversas categorias.

Para votar na Solar Coca-Cola acesse: https://topofmindderh.com.br/.