Premiações reconhecem expertise do Instituto em desenvolver iniciativas de impacto social
Reconhecido nacionalmente pelas boas práticas e pelos projetos socioambientais desenvolvidos nas áreas da cultura, da educação, da inclusão e do desenvolvimento regional sustentável, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) conquista, neste ano, duas das mais importantes premiações do Terceiro Setor no Brasil. Na última quinta-feira (09), a instituição foi anunciada, pela quarta vez consecutiva, dentre as 100 melhores ONGs do País, sendo eleita ainda a Melhor do Ceará, pelo Prêmio Melhores ONGs 2021. Já no início deste mês, o Instituto havia conquistado o segundo lugar no ranking de melhores empresas para trabalhar no Brasil, na categoria Terceiro Setor, eleito pelo Great Place to Work Brasil (GPTW Brasil).
De acordo com IPEA, existem aproximadamente 780 mil OSCs/ONGs em todo o Brasil, cujas áreas de atuação envolvem políticas socioambientais em diversos segmentos. O trabalho dessas organizações é essencial para promover inclusão, diversidade, proteção ao meio ambiente e o equilíbrio de oportunidades nas esferas social e econômica no Brasil.
Com o crescente interesse da iniciativa privada em ações de Governança Ambiental, Social e Corporativa, conhecidas por ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance), premiações como essas podem ser excelentes guias para empresas que buscam parceiros com expertise para investir ou ampliar suas atuações em causas sociais. De forma inerente, as organizações do Terceiro Setor, como o Inec, já praticam e reforçam sua governança pelo fato de gerirem recursos públicos, recursos de mantenedores e de doadores.
Melhores ONGs 2021
Realizado desde 2017 pelo Instituto Doar, em parceria com a agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e com a Ambev VOA, o prêmio conta com o respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e do Canal Futura. Ele reconhece as instituições com boas iniciativas em governança, transparência, comunicação e financiamento. Em 2021, o Inec alcança, pela quarta vez seguida, uma posição no ranking nacional das 100 Melhores ONGs. Nesta edição, em que o Prêmio reconhece também, pela primeira vez, as melhores ONGs de cada estado, o Instituto leva ainda o primeiro lugar no ranking do Ceará.
GPTW
O ranking GPTW apresenta as 15 empresas que mais se destacaram com relação ao ambiente de trabalho e reflete o bom desempenho das vencedoras durante o ano de 2020. A premiação se baseia em pesquisas sobre clima organizacional com os próprios funcionários e sobre as práticas culturais da empresa.
Ainda nesta edição do Prêmio, o Instituto já havia sido agraciado com o 5° lugar na lista das 10 melhores Empresas de Grande Porte do Ceará e com a 67ª colocação no ranking nacional, concorrendo entre as 1.412 empresas elegíveis, na categoria 1.000 a 9.999 funcionários.
A chancela do GPTW no Ceará é fruto de uma parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE) e com apoio da Tammer Comunicação. Em 2021, o prêmio chegou a sua 12ª edição, contando com 141 empresas inscritas e premiando 50 delas, sendo 10 de porte grande, 30 de porte médio e 10 de pequeno porte.
Sobre o Inec
Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina.