Gestão

Influência Negra e Cultne.TV firmam parceria para ampliar visibilidade de vozes negras na TV Conectada

Por Redação

18/12/2024 10h25

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Parceria busca ampliar a oferta de conteúdo audiovisual focado na cultura negra em 2025

Como um marco significativo para a representatividade negra no audiovisual, o Influência Negra, plataforma de conteúdo voltada à valorização da cultura afro-brasileira, anunciou parceria com a Cultne.TV, primeira televisão brasileira 100% dedicada à cultura negra. A colaboração, prevista para entrar em vigor em 2025, busca ampliar o alcance dos conteúdos, aproveitando o potencial da TV conectada (CTV) e da FAST TV, que já atingiram mais de 18 milhões de dispositivos só nos primeiros meses de mercado.

A Cultne.TV oferece um extenso acervo audiovisual de mais de 3 mil vídeos, que inclui séries, documentários, shows, produções infantis, esportes e muito mais. Disponível gratuitamente no canal 2134 do Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Amazon Fire TV, além de aplicativos e streaming via navegador, a plataforma se destaca como um espaço dedicado ao protagonismo negro. Com uma programação diversa e multiplataforma, o canal tem o objetivo de promover memória, letramento racial e entretenimento, atingindo mais de 370 mil horas de visualização em 2024.

“Essa parceria é mais um passo para reafirmarmos o protagonismo e a pluralidade no audiovisual brasileiro. A Cultne.TV foi criada para ser uma ferramenta de transformação, usando a televisão e o streaming para lutar contra o racismo e ampliar narrativas que muitas vezes são invisibilizadas. Essa aliança com o Influência Negra potencializa nosso alcance e impacto”, destaca Dom Filó, co-fundador e produtor da Cultne.TV.

A Cultne.TV também investe na construção de uma rede de parceiros em todo o Brasil, reunindo produtores e profissionais do audiovisual negro para fortalecer a inclusão e a diversidade no setor. Além disso, a plataforma se compromete com eixos criativos como memória e entretenimento, diáspora, sincretismo religioso e combate ao machismo, misoginia e homofobia. O objetivo central da parceria é alcançar novos públicos e consolidar a relevância do audiovisual como ferramenta de transformação social e combate às desigualdades.

“Queremos mostrar ao mercado e ao público o imenso potencial de alcance e impacto dos conteúdos produzidos por e para pessoas negras. A união com a Cultne.TV não é apenas uma oportunidade de visibilidade, mas uma reafirmação de que o audiovisual negro tem um papel central na construção de um Brasil mais justo e igualitário”, afirma Robson Rodriguez, sócio-fundador e diretor-executivo do Influência Negra.

Em 2024, as redes sociais da Cultne.TV já consolidaram uma base orgânica de fãs, atingindo mais de 110 mil pessoas e fortalecendo o engajamento da comunidade. Por meio da presença no Instagram, YouTube, TikTok, Facebook, LinkedIn e X, o canal segue expandindo influência e impacto. O Influência Negra e a Cultne.TV, por meio da colaboração, prometem enriquecer a oferta de conteúdo, como também demonstrar ao mercado a força e a relevância da produção audiovisual negra como um movimento nacional.