Conheça algumas marcas locais que se destacam na promoção de seus produtos e serviços através da utilização do marketing de influência
Buscar um estilo de vida mais saudável tem se tornado uma preferência para a maioria dos cearenses, isso acarretou em um ‘BOOM’ no crescimento de marcas locais relacionadas ao nicho. Essas marcas se utilizam da estratégia do marketing de influência para vender seus produtos e divulgar os seus serviços.
Segundo a pesquisa da Kantar IBOPE Media, a região Nordeste apresenta adoção de hábitos saudáveis acima da média nacional, cerca de 88% dos nordestinos pagariam qualquer preço pela própria saúde e 85% consideram importante manter a forma física.
Dentre os esportes mais praticados na região estão: caminhada, futebol, ciclismo, corrida e dança. Esse dado alerta como esse tipo de público cresce na região. Consequentemente, marcas do nicho surgem para suprir as necessidades encontradas por esse público. Pensando em atrair cada vez mais clientes, algumas marcas locais investem em se fazer presente na rotina de influenciadores que optam por uma rotina fitness.
Marcas e Influenciadores
A Plant Power é uma empresa local de produtos alimentícios. Com atuação nacional, a marca está presente na rotina de grandes influenciadores do nicho saudável, tanto nacionais como locais, a exemplo de: Jade Picon, Lorena Improta, Manuela Cit, Ana Eliza Pimentel, Mari Araripe, dentre outros.
“Nossas marcas têm forte presença digital, e os influenciadores são essenciais para aumentar o reconhecimento e engajamento. Atuamos com influenciadores de presença nacional e também locais, especialmente nano influenciadores. Essa abordagem local é importante para aumentar o awareness e direcionar a consideração de compra. Os resultados têm sido positivos, alcançando diversos públicos e gerando impacto na comunicação”, explica, Gabriel Moaco, Analista Sênior de Conexões da Plant Power.
A FuseLabs também é uma marca do Ceará, seu produto RapidFuse de suplementação alimentar é desenvolvido com bases naturais e fornece energia e bem-estar de seus consumidores. A marca aposta no marketing de influência e faz do estilo de vida dos influenciadores o cenário perfeito para inserir o produto.
“O nosso principal objetivo com o marketing de influência é reforçar o branding, destacando os valores da marca e posicionando-a como referência em qualidade e inovação. Ao mesmo tempo, buscamos também otimizar as vendas de nossos produtos, já que uma comunicação eficaz e alinhada aos influenciadores certos pode levar à conversão direta. Em resumo, trabalhamos tanto o fortalecimento da marca quanto a performance de vendas”, explica Augusto Borges Neto, Head Estratégico e Sócio da RapidFuse.
A Skinbox, é uma marca local especializada em cosméticos e produtos de selfcare e ingressou no mercado de vida saudável com sua suplementação alimentar, o BlueFire. Se utilizando da estratégia do marketing de influência, a marca se firma no nicho de vida saudável com a imagem da própria dona da marca a influenciadora Carol Studart, que se apresenta sempre utilizando os produtos da marca em seu cotidiano.
“Nós achamos o marketing de influência muito importante para posicionar a marca, principalmente porque a Skinbox é uma marca local. Desde o início da marca usamos muito estratégias com influenciadores e isso funciona muito para nossa marca. Ter pessoas que realmente usam e gostam da nossa marca e que também influenciam outras pessoas ajuda demais”, explica Carol Sturdart, CEO da Skinbox.
A Goldentec também se utiliza da estratégia do marketing de influência, para angariar mais clientes e sempre mostra suas garrafas como aliadas na importância de se manter hidratado e praticar atividades físicas, tornando-se dentro da narrativa dos influenciadores, um elemento fundamental para sustentar o estilo de vida saudável.
“A Goldentec adota uma estratégia de posicionamento que combina alcance nacional e enfoque local, valorizando a regionalidade para fortalecer a presença da marca. Para alcançar esse objetivo, utilizamos o marketing de influência com microinfluenciadores, aproveitando suas conexões autênticas com o público local para ampliar o engajamento, a relevância da marca em diferentes regiões estratégicas e aumentar o word-of-mouth. Essa abordagem tem se mostrado eficaz, gerando resultados positivos e consolidando a Goldentec como uma marca relevante e conectada às necessidades de seus consumidores.” explica, Thiago Freitas, Analista de de Mídias Digitais Pleno da Goldentec.
A Feminicis Beauty Store, uma varejista multimarcas de cosméticos, local com sete anos no mercado, compreendeu como o estilo de vida saudável estava fazendo parte da vida da maioria das suas clientes. Pensando em se inserir nos novos hábitos de consumo, a marca passou a oferecer uma marca de cosméticos para atletas e esportistas. A Sócia-fundadora, Bianca Brasil passou a ingressar nesse novo estilo de vida e trouxe também para sua rotina uma gama de produtos ofertados na loja, tornando-se também uma influenciadora da Feminicis.
“Consideramos o marketing de influência local como uma estratégia essencial para construir uma conexão mais genuína com o público. Trabalhar com influenciadores locais e clientes reais, em vez de apenas grandes criadores de conteúdo, tem gerado resultados significativos. Nos últimos anos, vimos que a abordagem com “pessoas comuns” tem resultado em uma identificação mais profunda com nosso público-alvo, o que se traduz em um aumento no engajamento e nas vendas. Portanto, essa estratégia tem sido bastante eficaz para nós”, explica Bianca Brasil, Sócia-Fundadora da Feminicis Beauty Store.
A Assessoria Esportiva Runners fundada em 2014, surge com a proposta de prestar serviços diferenciados na área do treinamento físico e na realização de eventos esportivos. A marca divulga a prática dos esportes e alcança o público alvo com influenciadores que levam os seus seguidores a introduzir o desejo de vivenciarem um estilo de vida mais saudável.
“A tendência de o público em valorizar influenciadores locais tem aumentado, pois são vistos como pessoas mais “reais”, facilitando a identificação do público com o influenciador. No contexto do estilo de vida saudável, isso é ainda mais relevante, já que influenciadores locais tendem a propagar menos a falsa realidade e a comparação“, explica, Thamyres de Sá Maciel, Coordenadora de Marketing da Runners.
Estilo de Vida
Márcio de Oliveira, profissional de Educação Física e triatleta amador, traz sua visão sobre o incentivo as atividades físicas nas redes sociais.
“Hoje, é praticamente impossível não conferir nas redes sociais pessoas praticando corrida, crossfit, beach tennis ou triatlo, por exemplo. Muitas das vezes, os desejos são fomentados por meio das mídias, que contribuem para despertar necessidades, assim como é o caso da atividade física. Portanto, é positivo quando funciona como uma ferramenta para impulsionar um passo a mais em busca da saúde e de determinados esportes,” opina o profissional.
“O mais positivo dessa tendência é observar que as pessoas estão aderindo ao movimento, a um estilo de vida mais saudável. Seja qual for o esporte, elas estão buscando se movimentar e essa relação está diretamente ligada ao bem-estar que atletas profissionais, amadores e as próprias mídias sociais têm contribuído para influenciar cada vez mais. Não há contraindicação quando o assunto é sair do sedentarismo. Se o gatilho foi uma marca, um amigo ou um influenciador, que seja. O importante é se movimentar, se amar, praticar um esporte e, assim, obter uma vida condizente com o movimento saudável e uma rotina feliz” conclui.