Por Isabela Oliveira, Business Manager da ADSPLAY
A influência autêntica, principalmente a dos microinfluenciadores, aliada à performance mensurável e ao avanço das tecnologias, está levando o marketing de performance a um novo patamar.
A linha que antes separava influenciadores de ações puramente comerciais está cada vez mais tênue. Hoje, muitos criadores de conteúdo exercem também o papel de canal de mídia com grande poder de conversão. Microinfluenciadores mostraram ter uma relação muito mais próxima com seus seguidores, e atuarem em nichos específicos, garantindo engajamento e fidelidade genuína.
Para o marketing de performance, isso representa uma oportunidade poderosa: o rastreamento da conversão através de personalização de conteúdo. Links rastreáveis e cupons atrelados à imagem dos criadores conectam o conteúdo diretamente à ação — e a remuneração deixa de ser por engajamento para ser baseada em resultados reais, com potencial de ganhos mais expressivos proporcionalmente às vendas geradas.
O marketing tradicional já trabalha desta maneira. Mas e se pudermos ir além e segmentar com ainda mais inteligência — utilizando automações e IA para aumentar o volume de dados, escalar os resultados e entregar campanhas cada vez mais eficientes?
A tecnologia impulsiona esse novo cenário. Com o suporte da IA, é possível fazer segmentações muito mais precisas, identificando criadores ideais para cada produto com base em padrões que o olhar humano não alcançaria sozinho. A inteligência artificial preditiva também permite estimar quais conteúdos e perfis têm maior aderência a determinadas audiências.
Além disso, as ferramentas de automação e mensuração tornaram todo o processo mais ágil e assertivo. A inteligência de dados permite escalar o que antes era manual, mantendo a personalização. O resultado é um engajamento mais qualificado, com conteúdos mais relevantes, exibidos no momento certo.
O marketing de performance assume agora um papel ainda mais estratégico, saindo de um modelo centrado em volume para uma estrutura altamente personalizada, onde cada criador se torna um canal potente — capaz de vender, construir relacionamento e gerar valor para a marca.
As marcas que compreenderem esse movimento e investirem em parcerias sustentadas por dados, propósito e confiança, vão conquistar muito mais do que engajamento: vão conquistar um público que compra, compartilha e acredita.
