Estudo da Influency.me e do Opinion Box aponta que 69% dos respondentes já compraram ou quiseram consumir produtos indicados por criadores de conteúdo da região em que vivem
A pesquisa conduzida pela Influency.me, em parceria com a Opinion Box, revela o crescente protagonismo dos influenciadores regionais no cenário do marketing digital brasileiro. O estudo, que entrevistou 2.448 pessoas de todas as regiões do país, mostra que os criadores de conteúdo com forte conexão com a cultura local são especialmente relevantes entre os jovens da região Nordeste.
Segundo os dados, 73% dos brasileiros afirmam seguir páginas temáticas sobre cultura regional do local em que vivem, sendo que esse índice salta para 76% entre a Geração Z (de 16 a 29 anos). Além disso, 56% já se sentiram mais representados em campanhas publicitárias que incluíam influenciadores regionais, algo que é ainda mais comum entre os moradores do Nordeste, região em que esse índice salta para 66%.
“O regionalismo não é apenas uma tendência passageira, mas representa um caminho autêntico para gerar identificação, conexão e, principalmente, resultados reais para as marcas”, afirma Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.
A pesquisa também aponta que 69% dos respondentes já compraram ou quiseram comprar um produto indicado por influenciadores regionais – e 43% se dizem mais propensos a consumir marcas que apostam nesses criadores em suas campanhas. O segmento de Viagens e turismo lideram entre as categorias com maior popularidade entre os respondentes, seguidas por Saúde/Fitness e Gastronomia.
Campanhas com influenciadores regionais
Conforme o estudo revela, 57% dos brasileiros avaliam positivamente campanhas com influenciadores regionais, reforçando que autenticidade e proximidade são atributos essenciais para uma boa estratégia de comunicação. Para 67% dos entrevistados, marcas nacionais deveriam incluir mais influenciadores regionais em suas ações e 47% afirmam que deixariam de comprar de empresas que não respeitam e compreendem a cultura local.
“Mais do que alcance, o que está em jogo é a relevância. E isso os influenciadores regionais têm de sobra. Quando as marcas compreendem esse valor e dão espaço para que esses criadores sejam eles mesmos, o impacto é imediato tanto em engajamento quanto em confiança e vendas”, complementa Azevedo.
No Nordeste, região que concentra 25% da amostra da pesquisa, os influenciadores regionais se destacam ainda mais: 73% dos respondentes dessa região afirmam seguir influenciadores regionais, maior índice entre todas as regiões do país.
Cultura local e honestidade geram engajamento
Quando questionados sobre os fatores que geram confiança em um influenciador regional, os entrevistados destacaram conteúdos com dicas úteis (25%), honestidade ao compartilhar experiências (22%) e respeito à cultura local (22%) como os aspectos mais relevantes. Para o CEO da Influency.me, dados como esses reforçam o papel do influenciador como um formador de opinião que precisa estar alinhado aos valores da comunidade.
“A confiança é construída com conteúdo de valor e os criadores regionais dominam essa entrega. Além de desejarem maior presença de influenciadores das regiões nas campanhas, os consumidores também cobram representatividade bem construída”, afirma.
Para 69% dos entrevistados, marcas nacionais deveriam investir em pesquisas sobre as culturas locais antes de desenvolver ações com esses criadores. Elementos como sotaque, costumes, cenários e figurinos típicos são valorizados quando inseridos com respeito e autenticidade. Outro dado estratégico para as marcas é que 57% concordam que são impactados positivamente quando uma marca nacional inclui um influenciador regional em suas campanhas.
“Esse tipo de percepção mostra que o marketing de influência regional não só engaja, como agrega valor reputacional”, completa Azevedo.
Formatos de conteúdo e acesso a redes sociais
Os stories ainda lideram com 58% da preferência geral, mas entre a Geração Z os vídeos curtos – como Reels (no Instagram) e TikToks – ocupam o primeiro lugar (52%). Isso evidencia a importância de adaptar o formato de conteúdo conforme o perfil da audiência para garantir alcance e engajamento. Já 75% dos respondentes afirmaram acessar redes sociais várias vezes ao dia, sendo o Instagram a rede social mais acessada (87%).
A pesquisa foi realizada com 2.448 pessoas, sendo 53% mulheres e 47% homens. Dos respondentes, 44% residem no Sudeste; 25% no Nordeste; 15% no Sul; 8% no Centro-Oeste e 8% no Norte. Já em relação à faixa etária dos participantes, 31% dos respondentes são da Geração Z (16 a 29 anos); 28% são Millenials (30 a 42 anos); 30% são da Geração X (43 a 59 anos) e 11% são Baby Boomers (60 anos ou mais). Confira o estudo completo aqui.
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