Espaço Nosso Meio

Inovação no setor público é assunto do encontro da Associação Ceará Design

Por Redação

13/11/2021 16h46

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O evento mensal Café com Design, promovido pela entidade, aconteceu no Espaço Nosso Meio

 

O sábado (13) foi comandado pela Associação Ceará Design, que promoveu o já tradicional evento Café com Design no Espaço Nosso Meio. Para conduzir o momento, Jéssika Moreira, coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris LabGov) foi convidada a participar, compartilhando sua expertise à frente da estrutura do Governo que se propõe a incorporar inovações na máquina pública. Assim, o assunto da manhã foi “Inovação no setor público”.

“Inovar no Governo não é mais uma escolha, é uma obrigação. No setor privado, a inovação é necessária por estratégia de sobrevivência. Se você não inovar, a concorrência alcança você e tira seu negócio do mercado. Quando se trata de setor público, a lógica é diferente porque estamos falando de responsabilidade social. A inovação impacta milhares de vidas de forma negativa”, explica Jéssika.

 

Hoje, o  Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará é referência no âmbito nacional com apenas 4 anos de atividades. Essa melhoria pode ser desenvolvida com finalidade para o serviço público, bem como para programas da própria gestão do Governo. Nessa perspectiva, o Íris tem como missão acelerar a transformação digital do Governo do Estado de forma acessível, inclusiva e centrada no usuário; e estimular a alfabetização em dados para que servidores públicos tomem decisões cada vez mais assertivas.

 

Dividido em 3 eixos, o Íris atua para implantar uma nova cultura organizacional na esfera pública, voltada para o bem-estar das pessoas (cidadãos e servidores); sem abrir mão de ter decisões orientadas por dados e análise e, por fim, tecnologia, pensando em acompanhar a jornada do cidadão nos serviços ofertado pelo Governo.

 

“O design tem tudo a ver com o que desejamos executar no Íris. É por meio de uma linguagem simples, com uso de arquitetura da informação, legibilidade, acessibilidade, técnica nudge (teoria do incentivo, que visa auxiliar o entendimento do processo de tomada de decisões com o intuito de influenciar pessoas) na produção de documentos, apps e outros serviços que podemos oferecer mais suporte ao cidadão. A ideia é criar melhorias no relacionamento entre esfera pública e sociedade por meio da linguagem”, ressalta.

 

 Com o objetivo de reunir profissionais da área do design e afins para fortalecer os interesses da área, a Associação Ceará Design promove eventos, palestras e cursos. No ano de 2019 elegeu nova diretoria com os designers Allyson dos Reis, Angélica Freitas, Aldiane Lima, Érico Gondim e Dedê Oliveira.