A Expo Favela têm o objetivo de dar visibilidade e protagonismo à mídia periférica e negra, aproximando os órgãos governamentais do público de favela por meio da comunicação produzida nesses territórios
Nos dias 17, 18 e 19 de março, acontecerá em São Paulo, a Expo Favela 2023, o evento percorrerá todos os estados para alavancar veículos de favelas, periferias e temáticas afro. Os veículos que quiserem participar da iniciativa já podem se inscrever por meio do formulário. O evento é promovido pelo grupo Favela Holding com o objetivo de conhecer, valorizar e apresentar para todo Brasil os profissionais que trabalham com comunicação voltada ao território de Favela, Periferias e ao público negro de todas as cidades brasileiras.
O Favela Holding é um grupo de empresas criado por Celso Athayde com o objetivo de desenvolver as favelas e os seus moradores. Além do protagonismo que será proporcionado no evento, onde terão um espaço apurado, a Holding ainda vai indicar esses veículos para as Secretarias de Comunicação estaduais, municipais e federal. A iniciativa visa impulsionar o trabalho e gerar oportunidades para profissionais periféricos e também pretos e pretas.
“A mídia comunitária é muito forte. Tem gente fazendo jornalismo periférico com muita qualidade por esse Brasil afora. Essa missão surgiu na Expo do ano passado entre os debatedores do tema no palco do evento. Estamos apenas aplicando e criando um grande banco de dados para ser entregues a todos os governos e empresas para entrar em contato diretamente com esses veículos”, explicou Celso Athayde, CEO da Favela Holding e idealizador da Expo Favela.
A diretora da InFavela, primeira agência de live marketing especializada na Favela, Elaine Caccavo, afirma que “a finalidade é apresentar para os órgãos governamentais e grandes empresas o trabalho das mídias periféricas, aproximando, então, essas instituições ao público com o qual esses veículos se comunicam”.
Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), ainda acrescenta que são produzidos diversos conteúdos de qualidade na Favela e que o grande objetivo, em parceria com a Favela Holding, é fortalecer esses movimentos e fazer a ponte com empresas e governos.
“Existem nas favelas uma gama enorme de veículos, formas e ferramentas de comunicação. São canais, portais, podcasts e toda uma diversidade feita por micros influenciadores que conseguem fazer uma comunicação direta com credibilidade e linguagem acessível. A ideia da Favela Holding, em parceria com a Cufa, é fazer um grande cadastramento e, diante das empresas e governos que temos acesso, possibilitar o fortalecimento desses veículos e o seu protagonismo. colocá-los em um lugar onde os setores privado e público possam manter um diálogo direto nas favelas por meio desses veículos que são os originais embaixadores da comunicação desses territórios”, frisa Preto Zezé.
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