O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou na última quarta-feira (30) mudanças na plataforma, por meio da sua conta pessoal do Twitter. Em um vídeo, Mosseri afirmou que o Instagram “não é mais um aplicativo de compartilhamento de fotos”, e que pretende se dedicar mais a ideias voltadas ao entretenimento e conteúdos de vídeo, então para competir com os seus maiores concorrentes, mudanças serão feitas.
De acordo com Mosseri, a mudança se deu principalmente pelo sucesso de concorrentes como TikTok e YouTube. Em seu anúncio, ele também comentou sobre alguns testes e novas funcionalidades, como recomendações de tópicos e mais experiência de vídeos em tela cheia.
Segundo Mosseri, os usuários poderão começar a experimentar as novidades do Instagram “ao longo dos próximos meses”. Além disso, o executivo prometeu que a plataforma será mais aberta em relação às mudanças que serão implementadas daqui para frente, mostrando as possíveis novidades que serão usadas para competir com as demais redes sociais.
A mensagem passada no vídeo ficou clara: a rede social não pensa mais em ser vista como um “aplicativo de fotos quadradas”, como Adam se refere a plataforma, mas um app de entretenimento geral que funciona através de algoritmos e vídeos. Entretanto, ainda não se sabe exatamente quando a empresa pretende realizar essa mudança. De qualquer forma, recentemente, foram anunciadas outras novidades que a rede social irá fazer: mudar a forma como são compartilhados os links nos stories e passar a oferecer a possibilidade de criar assinaturas de stories (Stories Exclusivos).
Changes are coming to video on Instagram ?
At Instagram we’re always trying to build new features that help you get the most out of your experience. Right now we’re focused on four key areas: Creators, Video, Shopping and Messaging. pic.twitter.com/ezFp4hfDpf
— Adam Mosseri ? (@mosseri) June 30, 2021
Embora o Instagram já possua algumas experiências com vídeos como o IGTV, o Reels e o Stories, Adam diz que a empresa pretende “abraçar o vídeo de forma mais ampla”.
A direção que o Instagram segue não é totalmente nova para a plataforma, dados os esforços recentes com funções como Reels e IGTV. Dessa forma, o avanço da popularidade de redes como o TikTok fez com que o interesse do Instagram em conteúdos por vídeo crescesse.
Posicionamento do Instagram
“Em seu vídeo, Adam Mosseri fala sobre as experiências que queremos criar no Instagram com base no que ouvimos e vemos dentro da nossa própria plataforma. Em nenhum momento Mosseri diz que o Instagram deixará de ter fotos, mas sim que o Instagram já não é mais apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos quadradas — em referência a quando foi lançado, em 2010 —, pois já é muito mais do que isso. O que as pessoas fazem hoje no Instagram, com os diferentes formatos e superfícies disponíveis, como Stories, IGTV e Reels, vai muito além do compartilhamento de fotos” — Melissa Magrani, head de comunicação do Instagram para a América Latina.