Tendência

Instagram revela quais temáticas e abordagens terão mais engajamento na rede em 2023

Por Redação

04/01/2023 17h51

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A vida real, a alimentação e a busca por um novo amor são tendências na rede social em 2023

Na última semana, o Instagram liberou a pesquisa anual de tendências “The 2023 Instagram Trend Report”, que reúne as principais questões que impulsionarão e moldarão a cultura da rede no novo ano. O ativismo social, o crescimento do nicho de alimentação e conteúdos sobre relacionamento são alguns dos destaques.

 

Para 2023, o mundo offline e as experiências fora das telas ganharão a preferência da audiência e prometem aumentar a conexão entre criadores de conteúdo e sua comunidade. Com a consolidação da internet e das redes sociais como parte da vida das pessoas, mostrar a vida real, incluindo vulnerabilidades, é o grande diferencial para aumentar o engajamento no próximo ano, inclusive com novos formatos, já que 40% dos pesquisados afirmam o interesse em ouvir podcasts de seus creators favoritos.

 

Mas apesar da facilidade na conexão com sua rede, a concorrência será ainda mais acirrada no próximo ano. 64% dos usuários, principalmente da Geração Z, responderam que irão transformar seus projetos no Instagram em fonte de renda. O próximo ano vai separar quem é estrategista de conteúdo de verdade dos meros ´postadores´. Por isso, se profissionalizar e buscar atualização na área será ainda mais necessário.

 

A temática de 2023 será a alimentação. Segundo o relatório, 68% das pessoas têm interesse pela comida de outros países. Pessoas que trabalham com gastronomia e nutrição, desde que usem bastante criatividade, conteúdo útil e entretenimento, poderão colher grandes frutos nesse nicho.

 

Também em alta, será a busca por um relacionamento. Namorar e fazer novos contatos estão entre as preferências dos usuários para o próximo ano. Para isso, conteúdos de relacionamento, memes, astrologia e muitas mensagens poderão ajudar os solteiros de plantão a se conectarem com sua cara-metade.

 

Esse ano, herdando o impacto de períodos de distanciamento e desconexão, promete ser o ano das comunidades, onde a proximidade e as conexões reais terão alto valor no engajamento e construção de marca. Com mais vulnerabilidade, afirmação de crenças e posicionamentos e busca por identificação. Mais do que nunca, criadores de conteúdo e marcas precisarão construir comunidades sólidas – ou aprender, correndo, como fazê-la. 

 

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