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Investimento em publicidade ultrapassa R$ 36,7 bilhões no primeiro semestre de 2023

Por Redação

29/09/2023 10h24

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Kantar IBOPE Media analisa período e traz insights para as próximas datas comemorativas

O investimento em publicidade acompanha o momento econômico da sociedade. Prova disso é que houve alta de 10% em compra de mídia, totalizando R$ 36,7 bilhões, na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo intervalo de 2023. Isso porque o período deste ano foi marcado pelo fim oficial das emergências sanitárias e pela volta de megaeventos, como o Carnaval de Rua.

Os números fazem parte da edição de setembro do Data Stories, conteúdo temático produzido pela Kantar IBOPE Media, com o tema “Campanha no ar: Parciais de 2023 sinalizam crescimento da publicidade”. O objetivo é trazer uma radiografia da indústria publicitária no primeiro semestre deste ano, auxiliando no planejamento das marcas para as próximas datas comerciais.

Em relação a investimento por setores, aqueles ligados ao deslocamento e à exposição lideraram o ranking, uma vez que o semestre marcado pelo retorno das atividades presenciais. Nesse contexto, os segmentos que mais cresceram foram:

  • Automotivo: +52% entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023;
  • Bebidas: +42%;
  • Beleza: +34%.

Vale destacar também que o vídeo contemplou mais da metade da verba de mídia. No intervalo estudado pela Kantar IBOPE Media, 55% do investimento foi aplicado no formato vídeo em cinema, canais digitais e TV aberta ou paga.

De olho na Black Friday

Uma das datas comerciais mais importantes do segundo semestre, a Black Friday, será comemorada em 24 de novembro. Na celebração do ano passado, as categorias que mais apostaram em publicidade foram Lojas de Departamento (US$ 577 mil), Mídia e Conteúdo Digital (US$ 449 mil) e Marketplaces (US$ 287 mil). O investimento do Varejo de Telefonia, por sua vez, cresceu 506% apenas entre outubro e novembro.

Do ponto de vista do consumidor, as decisões de compra estão cada vez mais complexas, pois a jornada passa por múltiplos pontos de contato, fontes de informação e razões para comprar ou não. Nesse sentido, preço (58%), entrega rápida (34%) e facilidade de encontrar produtos (27%) são as variáveis mais consideradas pelo comprador.

Sobre os meios de pagamento, os consumidores preferem usar cartão de crédito na hora de finalizar os pedidos. O método foi usado por 49% dos clientes na última Black Friday. Boleto bancário (21%) e pagamentos virtuais (13%) aparecem na sequência.

Confira o estudo completo por meio do link.

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