Ao todo, R$ 88 bilhões foram investidos, valor duas vezes maior que a inflação acumulada do ano (4,73%)
Em 2024, o investimento publicitário no Brasil atingiu o patamar de R$ 88 bilhões, um crescimento de 10% frente a 2023 e duas vezes maior que a inflação acumulada do ano (4,73%). Mais de 100 mil anunciantes de todos os segmentos apostaram em pelo menos um dos meios monitorados pela Advertising Intelligence da Kantar IBOPE Media, empresa de pesquisa de mídia responsável pelo levantamento.

Todos os meses de 2024 apresentaram patamares de investimento superiores aos correspondentes de 2023. Com exceção de dezembro, que apresentou uma variação mais tímida de 6%, todos os demais meses cresceram dois dígitos, em especial janeiro, fevereiro e julho, marcado pelo início dos Jogos Olímpicos.

Dos 29 setores anunciantes, cinco concentraram 48% do faturamento no espaço publicitário, sendo eles: comércio (17%), financeiro (9%), serviços (9%), farmacêutico (6%) e beleza (6%). Os setores financeiro e de serviços foram o que mais cresceram entre 2023 e 2024, com 22% e 23% de variação, respectivamente.

O comportamento de aumento da compra é observado também na cauda longa dos modelos de negócio anunciantes, com a maioria dos setores que mais investem em mídia crescendo acima da inflação. Jogos e Apostas é o setor que mais cresce percentualmente, com quase 50% de variação. Já o crescimento da Administração Pública é compatível com histórico e contexto de anos eleitorais.

O eixo Rio-São Paulo deteve 24% dos investimentos publicitários, mas a compra de mídia cresceu acima da inflação em 15 regiões metropolitanas – 10 delas acima de 10%. Fortaleza deteve o maior crescimento percentual nas praças, com 17%. Confira abaixo as 5 capitais com maior variação percentual positiva de investimento publicitário:
