Segundo o Cenp, investimento publicitário em mídia no Brasil chegou a R$21,2 bilhões
Os investimentos em mídia, realizados ao longo de 2023, registram um crescimento de 10,4%, segundo levantamento feito pelo Cenp-Meios. No total, o aporte foi de R$23,4 bilhões, em comparação aos R$21,2 bilhões do mesmo período no ano anterior. A leitura anual foi realizada com 336 agências, frente a 326 participantes em 2022.
Em retrospecto, 2023 foi um ano de retomada efetiva dos investimentos após a instabilidade causada pela pandemia. Prova disso é que, em 2022, mesmo diante de aditivos como Copa do Mundo e Eleições, que geraram uma movimentação atípica no mercado publicitário, o crescimento total ficou na casa dos 7,6% no ano, três pontos percentuais a menos do que o recorte atual.
Ao longo dos 12 meses, a aplicação dos recursos se manteve estável na casa dos 10%, reiterando a resiliência e retomada do setor. A análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.
“Os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes indícios de resiliência. Estamos diante de um novo momento econômico mais estável, que é um fator estratégico para a projeção dos investimentos ao longo de 2024”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
Todas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. Os dados fornecidos pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.