Pesquisa do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) contou com a participação de 325 agências, que reportaram suas movimentações nos últimos meses
Os investimentos em mídia via agências no primeiro semestre de 2024 registraram um crescimento de 16% frente ao mesmo período de 2023, quando o percentual foi de 7%. Os dado é proveniente do painel Cenp-Meios, vinculado ao Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp).
Ao todo, 325 agências participaram da pesquisa, relatando suas movimentações nos últimos meses ao Cenp. O montante referente ao primeiro semestre de 2024 atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões, R$ 1,46 bilhão a mais que o valor registrado em 2023 (R$ 9,14 bilhões), o que reitera a aposta das marcas e dos anunciantes. Além disso, o crescimento de 1,4% do PIB, segundo o IBGE, levou analistas de mercado a ampliarem suas projeções, que devem ficar entre 2,5% a 2,7%.
“A pujança e consistência dos investimentos em mídia via agências de publicidade, neste ano, confirmam a solidez dessa indústria. Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes, como Rock in Rio, Black Friday e eleições, fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, sinaliza Luiz Lara, Chairman do Grupo TBWA no Brasil e Presidente do Cenp.
As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel Cenp-Meios são acompanhadas pelo Comitê Técnico de Métricas e Indicadores (CTMI), que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são referentes aos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.