Mercado

Investimentos em publicidade digital de 2022 podem ultrapassar os R$ 30,2 bilhões investidos no último ano

Por Redação

08/12/2022 14h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

No primeiro semestre, o mercado registrou um crescimento de 12% em relação a 2021

 

Com a publicidade digital se tornando cada vez mais necessária para as empresas, o mercado está em ascensão e não mostra indícios que irá parar de crescer. Segundo estudo da Digital AdSpend Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, em 2020 foram investidos R$ 23,7 bilhões no mercado nacional. Já em 2021 foram investidos R$ 30,2 bilhões, registrando um crescimento de 27%. Apenas no primeiro semestre de 2022, foi apontado uma evolução de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. A tendência é que até o final do ano o investimento total seja maior do que 2021.

Para Bruno Niro, COO & founder da AdGrowth, startup focada em aquisição de usuários e rentabilização em aplicativos móveis, esse crescimento esperado até o final de 2022 se deve a uma combinação de fatores.

“Neste ano, estamos passando por um momento único no marketing. Black Friday e Copa do Mundo acontecem no mesmo período, além do Natal ocorrer uma semana após a final do mundial. O mercado está muito movimentado e a publicidade digital é essencial nesse cenário”, afirmou Niro.

Conforme o mesmo estudo da Digital AdSpend, do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), 52% do total investido em publicidade digital nos primeiros seis meses de 2022 foi destinado às redes sociais. Seguido por 29% aos mecanismos de busca e 18% para os publishers. Os cinco setores que mais receberam investimento nacionalmente foram, respectivamente: comércio, serviços, eletros e informática, mídia e financeiro. 

“Hoje em dia, se uma empresa ou negócio busca crescer e se destacar, é inviável que isso seja feito sem um investimento digital, principalmente no mercado de publicidade mobile”, explicou Bruno. “Todos sempre estão com o celular na mão e recebem diversos anúncios diariamente. Quem quer crescer, precisa de um bom planejamento para aproveitar essa oportunidade que o mercado oferece”, finalizou o empresário.

Em junho deste ano, 81% dos associados do IAB Brasil afirmaram que aumentariam o seu aporte financeiro para publicidade digital em relação ao ano passado. Do total de associados, 4% projetam crescimento de até 100% até o final de 2022, demonstrando a importância do investimento na área.