Estados do Nordeste somaram R$563,48 milhões em mídia regional no semestre, alta de 2,6% em relação a 2024
Os estados da região Nordeste do país investiram R$563,48 milhões em espaços publicitários regionais neste primeiro semestre do ano. O valor é R$14,19 milhões a mais que no mesmo período do ano passado, ou seja, um crescimento de 2,6%. Em todo o país, os investimentos em publicidade cresceram 12,52% em relação ao mesmo período de 2024. O volume acumulado chegou a R$11,93 bilhões, aproximadamente R$1,32 bilhão a mais do que o registrado entre janeiro e junho do ano passado. Os dados são do Painel Cenp-Meios, levantamento realizado com 327 agências brasileiras que reportaram sua movimentação ao Cenp (Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário).
O desempenho do setor supera com folga os principais indicadores da economia brasileira. Enquanto o PIB avançou 2,5% no período, pressionado pela baixa produtividade da indústria e pelas altas taxas de juros, a publicidade cresceu cinco vezes mais no acumulado de seis meses. Vale destacar que o segundo trimestre foi especialmente positivo, registrando um avanço expressivo em relação ao primeiro, quando a alta havia sido de 3,14%.
Para Luiz Lara, presidente do Cenp, os números evidenciam a força do segmento. “Os resultados demonstram a vitalidade da publicidade brasileira, que, mesmo após o crescimento expressivo de 2024, voltou a superar expectativas em uma base já elevada. Isso reforça o papel estratégico do setor como motor da economia e como um vínculo de confiança que conecta marcas, veículos, elos digitais e consumidores.”
As veiculações nacionais somaram R$ 8,23 bilhões no semestre, equivalente a 69% do total investido no país. Entre as cinco regiões brasileiras, o primeiro é o Sudeste que concentrou o maior volume, com R$ 2,23 bilhões (18% do total) e o segundo é o Nordeste, responsável por R$ 563,48 milhões (4,7%), seguidos pelo Sul, com R$ 442,30 milhões (3,7%); Centro-Oeste, que registrou R$ 335,52 milhões (2,8%) e o Norte, com R$ 128,22 milhões (1,1%).
Os dados do Painel Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente adquiridos pelas agências entre janeiro e junho de 2025. O levantamento considera os Pedidos de Inserção (PIs) emitidos pelas agências devidamente executados, organizados por meio, período, estado e região, sem acesso a informações individualizadas de clientes ou veículos.
O Cenp-Meios é monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), organismo estatutário especializado em pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de anunciantes, agências, elos digitais e veículos de comunicação. O sistema também conta com verificação independente da KPMG, o que garante a integridade e a confiabilidade dos dados.
Confira os números do primeiro semestre de 2025:
