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Investir em capacitação profissional é regra básica para empresas

Por Redação

27/04/2023 16h04

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Investir em capacitação profissional tornou-se regra básica em todas as áreas de negócio. Redução de turnover; profissionais menos sobrecarregados porque trabalham com mais eficiência; mentes mais criativas, uma vez que o trabalho braçal rotineiro se torna mais ágil; e menos reclamações são apenas alguns dos ganhos que a empresa tem quando investe tempo e recursos para aperfeiçoamento de seus times.

 

Em resumo, os ganhos se dão nos quesitos agilidade, eficiência e competitividade. Para citar um exemplo: um colaborador que aprende a gerenciar melhor o tempo, gerenciar projetos, será mais eficiente e produtivo, trazendo largos benefícios para o negócio. Além disso, treinamento é a chave para os colaboradores atingirem seus potenciais e ficarem mais engajados. Funcionários melhor qualificados são funcionários mais competentes e trazem mais confiança para possíveis promoções da equipe, o que reduz uma eventual necessidade de novas contratações qualificadas de fora da empresa!

 

É fato que colaboradores que recebem mais treinamentos tendem a ficar mais motivados e se sentirem fazendo mais parte do negócio. Além do que já mencionei, detalho melhor algumas vantagens:

 

Aumento na produtividade

Quanto mais capacitado for o colaborador, ele desempenhará suas atividades com mais facilidade e sem “refações” corriqueiras. E ainda pode servir de disseminador do conhecimento para o restante da equipe, gerando motivação para todos os lados.

 

Aumento dos níveis de qualidade

O sucesso dos negócios da empresa depende diretamente da qualidade da entrega dos colaboradores: funcionários mais treinados, mais eficientes, produtos/negócios melhores e isso por consequência acaba gerando o ponto seguinte: maior vantagem competitiva.

 

Maior vantagem competitiva

A empresa que tem seu quadro mais bem treinado, com certeza está a frente da concorrência. E sem contar que investir em treinamentos dos colaboradores é mais barato do que contratar pessoas de fora com aquela expertise, além de manter a equipe motivada a crescer e desenvolver um plano de carreira na empresa.

Em consequência disso tudo, segue um ciclo: colaborador mais bem treinado apresenta melhor a entrega, gera melhores negócios e mais feedbacks positivos, resultando em maior motivação e engajamento.

 

Fernando Zen

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Vendas, Marketing e Atendimento Comercial, Fernando Zen é sócio e diretor das áreas de Desenvolvimento/TI e de Novos Negócios no Grupo Take 5. Formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) e MBA em Marketing pela FGV, já esteve à frente da sala de aula como professor executivo da FGV, ministrando disciplinas relacionadas a marketing, comunicação e gestão.