O fundador da Gombo falou sobre creator economy com o foco no mercado B2B
O empreendedor baiano Erih Carneiro, fundador da Gombo, trouxe a palestra ‘Pequenas audiências, grandes contratos’ para os 400 participantes do NM2B 2025. No início, Erih impactou a plateia com o valor projetado para o futuro da Creator Economy, que prevê um investimento de 480 bilhões de dólares até 2027. No Brasil, os números apontam para o crescimento desse mercado, uma vez que mais de 14 milhões de brasileiros se consideram creators.
“É preciso entender que hoje as pessoas estão virando marcas e as marcas querem virar pessoas”, aponta o fundador da Gombo.
Erih destacou o forte desejo dos influenciadores em empreender, revelando que 85% deles se consideram empreendedores e cerca de 42% já têm produtos digitais como principal fonte de renda. Apesar disso, aproximadamente 72% dos creators ainda dependem financeiramente de parcerias com marcas, e 67% aceitaram permutas em 2024. O palestrante ressaltou que, entre os que aceitaram permuta, a maioria é formada por mulheres, que continuam recebendo, de forma desproporcional, menos do que os homens.
O palestrante também compartilhou sobre a revolução do nicho, e que para se manter nesse mercado é interessante se atentar ao Método Eiral – Especialização, Influência, Relevância, Autenticidade e Legitimidade. O profissional apontou que nano e micro influenciadores oferecem um melhor custo benefício para as empresas.
“A resposta não está em gritar mais alto para todos, mas em sussurrar para as pessoas certas. O sucesso exige mentalidade empreendedora e disciplina operacional, não apenas talento criativo”, disse.
O fundador da Gombo ressaltou a importância das marcas investirem em experiências reais e não mediadas por algoritmos. Uma vez que as tecnologias e as inteligências artificiais nivelaram as possibilidades, a maior habilidade das marcas se tornou construir relacionamento com sua respectiva comunidade.
Exemplificando sobre a importância de criar comunidade, Erih citou marcas locais que criaram laços reais com seus consumidores, sendo elas a Cajuína São Geraldo, o Nosso Meio e a Twice.
“Quem lidera um microterritório conquista a influência real”, finaliza.
Sobre o NM2B
O NM2B é um encontro para profissionais do mercado, com foco e marketing, inovação e pessoas realizado pelo Nosso Meio. Durante um dia inteiro, profissionais de alta gestão compartilham insights e estratégias de mercado, com o objetivo de inspirar profissionais a melhorarem o ecossistema local. Cada edição conta com um tema, que capitaneia as palestras, e com uma feira de negócios, onde os participantes podem realizar networking e conhecer as ativações realizadas pelas marcas patrocinadoras.
Na nova edição, o evento conta com o patrocínio de 26 marcas, entre elas estão: Banco do Nordeste, Governo Federal, Eletromídia, Fortes Tecnologia, Unimed Fortaleza, Moura Dubeux, São Geraldo, Somapay, Terravista 360, Unifor, Urbmidia, Aaron Rótulos e Etiquetas, EBM Quintto, Granja Regina, HYPR, Naturágua, 55 Mídia, Samsung Ads, Sobral Indústria Gráfica, Sua Música, UOL, ACADi, Bando Propaganda, Gocase, Mahalo e Sinapro-CE.

