Robson Harada, head de growth marketing do Itaú, conta sobre o movimento de transformação da instituição para buscar ganhos de escala, automação e eficiência
Com passagens por Facebook, Uber e Google, Robson Harada, atual head de growth marketing do Itaú Unibanco, tem revolucionado a cultura de marketing e comunicação por meio da tecnologia, aliada à gestão de crescimento. O publicitário, que também tem formação em Marketing e Sistemas de Informação, foi o convidado do episódio de estreia da série especial dedicada a Intelligent Creative, do Tomorrow Cast, que tem oferecimento da VidMob – martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas, seja em texto, áudio ou vídeo nas plataformas digitais – e sistema operacional da Criatividade Inteligente.
Durante o papo, Harada contou como a tecnologia, principalmente as ferramentas de martech, estão contribuindo para potencializar o papel das lideranças de marketing. Também destacou a importância do equilíbrio entre arte e ciência, criatividade e dados.
“A transformação é algo inerente à nossa organização. E estamos seguindo em uma cadência muito boa. Dou aqui o exemplo da automação criativa: há algum tempo, para produzir uma campanha 360 e falar em diferentes canais, respeitando suas particularidades, era quase uma utopia. Muito braço, muita equipe e muito tempo. Atualmente, temos as martechs, que apesar de existirem há um bom tempo e só estarem em evidência nos dias de hoje, eu brinco que são o cinto do Batman, já que oferecem diversas soluções. No Itaú mesmo utilizamos uma ferramenta que faz análise histórica regressiva de criativos e traz insights de onde o criativo ou vídeo performa melhor. E isso dá insumos para o criativo cada vez mais aprimorar o seu trabalho. São ferramentas que vão surgindo e caminham junto com o time de marketing para lapidar cada vez mais o trabalho”, diz Harada.
Quando perguntado sobre os tipos e conceitos de tecnologia que acredita que mudarão a área em questão, o executivo destacou o cloud computing sendo utilizado pelo usuário final. “Você usar cloud computing para fazer programas e atividades ou interfaces de machine learning sem necessitar de linguagens de programação, por exemplo, já é algo amplamente difundido dentro do marketing hoje, mas muita gente ainda não se deu conta. Nas martechs já vemos muito, mas acredito que em um médio prazo ficará cada vez mais democratizado e aí o céu é o limite, porque o marketeiro será autogerenciável”, comenta ele.
Seguindo esse tema, a discussão foi para o ponto da tecnologia substituir o trabalho criativo humano. E Harada foi categórico ao dizer que não concorda. “Associar marketing e tecnologia é tangibilizar sua ideia e utilizá-la de formas variadas. A criatividade é uma aliada da ciência. A criatividade humana é essencial e é ela que vai amplificar a tecnologia”, finaliza.
O primeiro episódio na íntegra da série especial Intelligent Creative no Tomorrow Cast está disponível nas plataformas de áudio: Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts e Rádio Public.