a ação intitulada: “Mãemes contra golpes” usa humor e a fofura dos memes para conscientizar e proteger os idosos nas redes
A preocupação com golpes financeiros cresce a cada ano, especialmente entre os idosos, onde o cenário é ainda mais alarmante. Em 2024, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o Brasil registrou mais de 11,5 milhões de tentativas de fraude, com um aumento de 11,9% entre pessoas com mais de 60 anos em relação ao mesmo período de 2023.
Para se comunicar com amigos e familiares no dia a dia, os idosos desenvolveram um jeito muito particular de utilizar o WhatsApp, com emojis, figurinhas e uma estética carinhosa. Pensando em aproveitar esse universo digital tão familiar para esse público, o Itaú, em parceria com a agência Africa Creative, lançou a campanha “Mãemes contra golpes”. A campanha se utiliza da linguagem dos memes e vídeos frequentemente compartilhados por mães, pais, avós e avôs para viralizar mensagens educativas contra golpes financeiros.







“A segurança e o bem-estar financeiro dos nossos clientes são prioridades absolutas no Itaú Unibanco. Além de investir em tecnologia de ponta, atuamos de forma consistente na educação para ajudar na prevenção de fraudes em toda a sociedade. Com a campanha ‘Mãemes contra golpes’, nosso objetivo é ampliar a conscientização e ajudar na identificação de golpes em diversos contextos, de uma forma natural e próxima ao cotidiano desse público”, explica Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Os memes sobre os principais golpes foram transformados em quatro posts, sendo dois publicados no Facebook, em formato de carrossel, e dois no TikTok da instituição. O objetivo é engajar e informar de forma leve, convidando as pessoas a curtirem, salvarem e compartilharem os conteúdos.
“Partimos de um insight simples, mas poderoso: os memes de mães, pais e avós alcançam audiências imensas e carregam um afeto único. Usar essa linguagem para abordar um tema tão grave quanto golpes financeiros é transformar cuidado em comunicação. É proteger com o mesmo carinho com que demonstram amor todos os dias”, afirma Rapha Borges, ECD da Africa Creative.
A campanha busca ir além da simples prevenção de fraudes, utilizando a linguagem afetuosa e familiar dos memes para criar um conteúdo que, ao mesmo tempo, em que protege, emociona e resgata o carinho genuíno transmitido pelos familiares nas redes.
Confira:
@itau 🌼 UMA TARDE com comentários e alegria. Nada melhor que saudar o dia com dicas de proteção. Já compartilhou com a família?
♬ som original – Itaú
Ficha Técnica:
MÃEMES
Agência: Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
Criação: Angerson Vieira, Rapha Borges, Diego Viana, Cortez Pereira, Caio Verçosa, Cristine Costa, Gislene Silva, João Machado, Leandro Pinheiro, Leandro Lucena e Mateus Souza
CEO: Márcio Santoro
Atendimento: Renato Broggin, Greta Dalla, Vitória Medauar e Guilherme Pereira
Conteúdo: Patrícia Colombo, Carolina Monterisi e Monikhe Menezes
Mídia: Haroldo Paro, Larissa Francisco, Cibele Vilela, Bruna Nakamura e Jonathan Victor dos Santos
Planejamento: Giacomo Groff, Isabela Kachan, Anna Catharina Almeida e Marina Buzzi
Aprovação Itaú: Sérgio Fajerman, Thaiza Akemi, Caroline Pintarelli, Caroline Paluan, Leonardo Juhasz e Camile Liguori