A diversidade das obras do artista podem ser apreciadas na Ocupação Mino por Inteiro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza
O cearense Hermínio Macêdo Castelo Branco, o Mino, é um multiartista que não impõe limites para o seu talento e transita com sucesso por várias linguagens do mundo das artes, e será homenageado em uma exposição que faz parte das comemorações dos 85 anos da J.Macêdo.
“Mino é um querido da nossa família há muitos anos. Assim como nós, o nosso pai, José Macêdo, tinha muito carinho por ele; uma empatia raiz, estendida também à empresa. Viabilizar a Ocupação Mino por Inteiro, mais do que um privilégio, é um gesto de gratidão a esse artista cearense”, diz Amarílio Macêdo, filho do fundador e CEO da holding do Grupo.
Segundo ele, o ano de comemoração do aniversário da J.Macêdo será celebrado a partir de setembro e o calendário festivo tem uma programação que valoriza a brasilidade, a cultura e o Ceará – sua terra natal, refletindo os valores do Grupo.
Aberta ao público a partir do dia 7 de setembro, no Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE), a exposição Ocupação Mino por Inteiro estará instalada em diferentes espaços.
A denominada Sala Azul será dedicada à criação mais livre do artista, com cartuns, desenhos e poemas. Na Sala Vinho, os visitantes poderão ver pinturas, memórias culinárias e voos do Capitão Rapadura, personagem criado por Mino.
Ainda como parte da mostra, o corredor do Memorial será ocupado pela intervenção Jumento Parade, uma criação que celebra a irreverência do chamado “Ceará Moleque”, evidenciando a combinação de humor, sátira e crítica bem-humorada, que permeiam toda a obra do artista.
Dona Benta, carro-chefe da J.Macêdo, está entre as delícias da exposição. Mino ilustrou os livros de receitas da Cozinha Dona Benta. O artista trabalhou com um jogo de cores, sabores e temas da cultura alimentar brasileira, usando como referências as quatro estações do ano e comemorações gastronômicas brasileiras.
SERVIÇO:
Data: 7 de setembro a 3 de novembro de 2024
Visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h, com último acesso às 17h30, e fins de semana e feriados, das 13h às 18h, com último acesso às 17h30.
Local: Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Acesso pela Av. Presidente Castelo Branco com Av. Almirante Jaceguai – ao lado da Biblioteca Pública – BECE).
Para mais informações acesse o site: www.jmacedo.com.br