A montadora pretende fazer uma reformulação completa e visa o interesse do público mais jovem. O primeiro novo carro dessa geração só deve ser lançado em 2026.
Recentemente a Jaguar anunciou o rebranding da sua marca e abriu mão do tradicional logotipo com o animal que estampava seus veículos desde os anos 1950 e a ação promoveu mais comentários negativos do que elogios.
Nos primórdios da marca a logo trazia apenas o rosto do jaguar. E em 1980, passou pela principal mudança e que ficou conhecida até os dias de hoje, quando o animal passou a aparecer de lado. O jaguar no capô do carro também é um ícone desde seus modelos mais antigos.
A alteração da logo veio a pedido do fundador da Jaguar: Sir William Lyons. Agora a nova marca prioriza mais a tipografia, muito mais redonda e com a sensação minimalista. O nome Jaguar agora é escrito em caixa baixa, com mais espaçamento entre cada letra.
A nova logo da marca traz semelhanças com logos de marcas já existentes e isso causou grande burburinho na internet.
A Jaguar informou em nota que não copiou outras empresas em sua renovação de marca, mas a tendência de simplificar logotipos já aconteceu com marcas como Spotify, Airbnb, Android, Google e até a Microsoft.
“Esta é uma reinvenção que resgata a essência da Jaguar, retornando aos valores que outrora a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para o público contemporâneo”, explica Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar.
A mudança da logo da marca britânica faz parte de seu plano de eletrificação de seus veículos. O primeiro carro da Jaguar movido apenas por bateria será lançado em 2026.
“Para trazer de volta uma marca globalmente renomada, tivemos que ser destemidos. A Jaguar sempre foi a melhor quando desafiava a convenção. Esse valor está visível em nossa nova identidade de marca e nossa nova identidade de marca e que será revelada nos próximos meses. Trata-se de uma renovação completa. A Jaguar foi transformada para recuperar sua originalidade e inspirar uma nova geração. Estou empolgado para que o mundo conheça a nova Jaguar”, afirma Rawdon Glover, Diretor Executivo da Jaguar
A repercussão nas redes
Nas redes sociais, a repercussão da identidade não foi positiva. Muitos usuários comentaram que o retorno aos tempos mais antigos da Jaguar poderia acontecer com carros a combustão, equipados com motores V8.
Outros usuários publicaram estranhamento com a nova logo e pela busca por modernidade da marca através de carros elétricos e pelo foco em atingir uma nova geração de aliados com um estilo de arte dos anos 1950.
Confira algumas postagens com a repercussão:
Jaguar’s logo pic.twitter.com/h1AskdEGWu
— Godman Chikna (@Madan_Chikna) November 20, 2024