Destaque

John Davis finaliza NM2B Especial Fundadores com dicas para o legado empresarial familiar e as novas gerações

Por Victor Campos

29/10/2024 18h54

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O Fundador e Presidente do Cambridge Family Enterprise Group encerra o ciclo de palestras do NM2B com chave de ouro em São Paulo

John Davis palestrou, virtualmente, no evento e compartilhou com os convidados seus pensamentos sobre o papel dos proprietários de empresas, além de explicar a melhor forma de utilizar os talentos empreendedores para repassar o sucesso empresarial às novas gerações.

“Com o nosso trabalho na Cambridge, chegamos a conclusão do papel essencial que proprietários tem, e como eles devem pensar em serem proprietários e a utilizarem esses talentos para levar adiante seus ensinamentos e fazer a nova geração transacionar de forma estruturada. E que isso continue para os próximos anos, que possam continuar crescendo não só num futuro próximo, mas pelos próximos 20 anos. Vocês sabem e eu também que o mundo mudou, de maneiras importantes e significativas, e existem oportunidades maravilhosas”, pontuou.

Davis explicou sobre a importância de se preparar para a imprevisibilidade do mundo, com uma visão de expansão e compreensão, voltada a ensinar a nova geração como liderar e aprender a seguir os ensinamentos contemporâneos.

“Eu acredito que proprietários tradicionalmente estão aqui em busca de estabilidade para suas famílias e empresas, e o trabalho é visto como uma forma de conquistar isso, dou algumas dicas a nova geração de proprietários que querem alcançar os mercados futuros: dê ouvido aos seus líderes, apoie os governos e suas decisões e que não os atrapalhem.” explica. “Digo isso porque observamos o papel de um futuro proprietário como um apoio e, com certeza, proprietários que se apoiam é uma categoria muito importante em empresas familiares, nós esperamos que tenhamos muitos empresários que apoiem a nossa missão, o nosso sistema de governança, nossas decisões e nossos líderes, e que se unam a nós para se manterem decisivos e no caminho certo” conclui.

O professor explicou o papel de proprietário familiar e que esse papel atual exclui o proprietário ativo, que inclui criadores, que tem o talento de tomar decisões que gerem riqueza e dinheiro, de maneira criativa. Davis desejou que todos os ouvintes tenham as aptidões de um proprietário ativo, que tenham o poder de tomada de decisões e que tenham em suas empresas personagens com essa skill juntos ao empreendimento para facilitar no crescimento das empresas e mudando com o passar dos anos.

“Existem muitas mudanças acontecendo no universo corporativo que estão fazendo com que empresários tomem decisões e liderem de maneira diferente. Por exemplo, empresas que estão consolidadas e maduras têm cada vez mais papeis importantes no meio. Eu, com meus 45 anos como professor e trabalhando com gestão de empresas, nunca vi antes empresas como as existentes hoje no mercado e nas indústrias onde tanta coisa mudou, as novas indústrias que estão surgindo, amadurecendo, se consolidando e forçando proprietários”, enfatizou.

“Empresas principalmente de médio porte estão se questionando. Será que temos força e poder para nos mantermos relevantes no mercado? Ou será que devemos comprar outra empresa e fazer uma adesão para se subsistir? Existem muitos riscos nos países e no universo corporativo, seja no Brasil, nos USA e em vários lugares, esses riscos fazem com que os proprietários entendam de um ponto de vista internacional quais são as oportunidades e quais são os desafios”, apontou.

A tecnologia, atualmente, tem papel relevante para as empresas., John explicou que, como professor no MIT nos USA, vivência de perto os efeitos da tecnologia na vida das pessoas e dos estudantes, e que esse efeito no ambiente empresarial é importante, pois a tecnologia pode não só mudar, mas impactar num negócio de maneira significativa.

“O poder dos clientes, as necessidades dos clientes, a influência dos clientes, e as regulamentações estão mudando, você pode se deparar com uma situação onde a próxima geração da sua família, pode não ter interesse na sua empresa, eles não participam de reuniões, eles não demonstram que querem aprender sobre o seu negócio, ou até que não querem ser os proprietários da sua empresa, e de novo falo, os fatores podem ser vários, social, politico, tecnológico, e cada uma desses fatores exige atenção dos atuais proprietários, os empreendedores atualmente precisam não só estar de olho no mundo e antecipar o que pode acontecer, mas também estar antenados nesses tópicos, e entender como implementar ações e políticas para evitar que esse desinteresse surja ou que sua empresa se torne ultrapassada“, explica.

“Os proprietários que estão dispostos a trabalhar esses temas, serão os proprietários ativos, os diretores de empresa, os COs antenados, os chefes de família modernos e atualizados que são ativos de alguma maneira, esses lideres terão um ponto de vista alternativo que purificará e serão os líderes dos grupos dentro das empresas, por isso a importância da renovação de gerações para manter vivo o frescor nas empresas familiares, para tomar as decisões certas e lidar com esses desafios no futuro”, conclui

Davis explica que o principal erro dos empreendedores familiares é se manter como um proprietário ativo de apoio, e não trabalhar a renovação dentro de sua própria empresa, deixar-se apagar os líderes do futuro, sem trabalhar esses tópicos internamente, pois é essa nova geração que deve ser trabalhada para tomar essas grandes decisões empresariais que impactarão futuramente as empresas.

O NM2B Especial Fundadores aconteceu no Espaço JK, em São Paulo, e contou com realização do Nosso Meio e da Cambridge Family Enterprise Group. Pela primeira vez na capital paulista, o encontro esteve na sua 3ª Edição e reuniu grandes mentes que apostaram em uma grande ideia e/ou um grande negócio, e conseguiram construir caminhos que colocaram um legado em ascensão.

O evento contou com o patrocínio das marcas Banco do Nordeste e Governo Federal, Eletromidia, Aqua Wealth Management, Engaja Comunicação e Somapay.