Baiano, Joe morou por 14 anos em Fortaleza, mas hoje mora na cidade de São Paulo. Atuando em agências desde 2009, o publicitário atua especificamente no setor de Atendimento. E, recentemente, assumiu um novo cargo na BR Media Group. Na empresa ele atua como Gerente de Marketing de Influência.
De acordo com uma pesquisa da Influencer Marketing Hub realizada em 2022, o investimento em marketing de influência cresceu 711% de 2016 para 2021, tendo saltado de de US$ 1,7 bilhão para US$ 13,8 bilhões no respectivo período. E agora, atuando na área, Joe entende o crescimento do setor e, por isso, decidiu entrar ne cabeça nessa nova aventura profissional.
“Há algum tempo eu vinha ouvindo bastante sobre o marketing de influência e tudo que gira em torno dele. A proximidade de alguns amigos me deu a oportunidade de ver mais de perto a operação desse mercado e como essa fatia do negócio é uma realidade para todas as marcas e anunciantes. Então minha curiosidade foi evoluindo para um interesse em aprender mais e me aprimorar em uma área que tem uma enorme projeção,” destaca o publicitário.
Tendo atuado no mercado cearense, e agora trabalhando em São Paulo, Joe encontra ao longo de sua trajetória profissional algumas diferenças entre os dois locais.
“Acompanho de certa forma o mercado e vejo que a principal diferença entre os eixos SP e CE segue sendo os recursos em si: investimento e anunciantes. Claramente o mercado de São Paulo é favorecido por ser o principal centro expoente da publicidade brasileira, mas falando diretamente do profissional de publicidade, hoje vejo que “o muro” está mais baixo e a possibilidade de um profissional sair do mercado cearense e ir para São Paulo é muito mais viável do que anos atrás. E alinhado com a evolução que toda a indústria teve que ter diante dos anos de pandemia, acredito que a possibilidade de evolução do mercado publicitário cearense é maior hoje do que anos atrás, justamente pela falta de obrigação da presença física, em alguns casos. Mas acredito que de um modo geral isso favorece ao mercado como um todo,” comenta.
Presente no mercado há quase 15 anos, ele se mostra grato pelas oportunidades que o levaram até o cargo que atualmente exerce, entendendo a evolução que obteve como profissional.
“Eu já tive a oportunidade de passar por alguns desafios na carreira como Atendimento e isso me deu uma bagagem que muitas vezes o profissional que trabalha em agência de propaganda só visualiza quando sai desse mercado de agência. Não é algo que eu só soube agora, já havia trocado muito com colegas que fizeram o mesmo movimento profissional, mas de fato , algumas coisas você só sente na pele após algumas mudanças. Foi assim que eu me senti quando mudei de Fortaleza para São Paulo, foi assim que me senti quando saí da Africa para GUT e agora está sendo assim novamente, a mesma sensação de frio na barriga, ansiedade (no lado bom dela), expectativa gerada pela novidade, pois agora atuo na área comercial na BR Media, que apesar das similaridades com a área de atendimento em agência, tem muitos processos, técnicas e relações que são bem diferentes,” diz Joe.
Agora no maior hub de conteúdo e influência para marcas e creators. A BR Media Group se destaca por investir em tecnologia e valorizar a curadoria interna de conteúdo, tendo como pensamento que conteúdo de qualidade é indispensável para obter os melhores resultados do mercado. E, nessa nova casa, o publicitário parece estar contente com a decisão de atuar na empresa, além de já imaginar um futuro dentro da instituição.
“É uma aposta como carreira, pela mudança, por ser uma área que nunca atuei, mas estou indo para uma empresa que também está apostando em mim, na minha opinião isso é muito importante na relação com qualquer empresa e qualquer indústria. E esse foi um dos principais pontos que me fizeram olhar para essa oportunidade como algo diferenciado, como algo desafiador. A BR Media atua a mais de 10 anos no mercado de influência e hoje é um HUB que atende absolutamente tudo que uma marca precisa. Essa solidez, essa expertise da empresa, me passa uma segurança que só endossa minha escolha para esse momento de carreira.E isso criou uma expectativa gigante em mim, por querer aprender, querer desenvolver mais ferramentas de trabalho, agora do lado de “dentro” de um mercado que é exponencial e que certamente fará parte das grandes discussões da comunicação pelos próximos anos, finaliza.”