A campanha é assinada pela agência AlmapBBDO e celebra a jornada feminina até a chegada da primeira mulher à Lua
A Johnnie Walker inova e acaba de lançar sua nova campanha onde se posiciona como um parceiro de caminhada do poder feminino ao redor do planeta. A campanha assinada pela AlmapBBDO, “Primeira Mulher na Lua” celebra o futuro, afinal, o programa espacial americano finalmente anunciou que a primeira astronauta mulher chegará à Lua em breve, depois de tantas figuras femininas terem sido recusadas desde a corrida espacial.
“Johnnie Walker é uma marca que busca desafiar estereótipos e incentivar as pessoas a seguirem suas jornadas com coragem. Mais uma vez, estamos usando a força que temos para ressaltar a resiliência feminina, incentivando mais mulheres a seguirem suas jornadas com coragem. Esta é mais uma oportunidade para Johnnie Walker celebrar a caminhada das mulheres, mostrando a força que temos”, comenta Guilherme Martins, VP da Diageo. Andrea Rubim, head de Johnnie Walker no Brasil
Mais do que a primeira mulher na Lua, que está por vir, a campanha enaltece a grandeza da presença feminina em qualquer ocasião e ambiente. O filme narra a jornada de uma astronauta à Lua, ressaltando a relevância da representatividade feminina na exploração espacial e a superação de obstáculos de mulheres que não foram aceitas para participar do projeto há mais de 60 anos.
Entre elas, Hillary Clinton, que recebeu uma carta negativa quando jovem com a justificativa de que não aceitavam mulheres. A ida da mulher à Lua representa uma resposta não apenas de Hillary, mas de todas as mulheres que foram negadas para este histórico chamado, mostrando persistência e o avanço feminino, indicando que “o infinito é apenas o começo”.
Por isso, o movimento é potencializado com cartas de aceitação que fazem parte desta reparação histórica, enviadas para diversas representantes femininas que têm mudado a história com seus feitos. Com dizeres marcantes como “Sua jornada não é feita de passos comuns, mas de uma caminhada entre o possível e o impossível. Do “não” ao “sim”. Da mulher a astronauta”, o texto se torna o primeiro sim após diversos “nãos”.
Além disso, frases como “Ninguém diz onde as mulheres podem ou não pisar” e “Ninguém diz aonde as mulheres podem ou não chegar”, estamparão pontos out-of-home – feitos em parceria com Bizsys e Eletromidia, envelopados a vácuo (como os alimentos destinados a astronautas e precisam ser embalados hermeticamente para conservação em missões espaciais), em algumas das principais avenidas de São Paulo, como: Faria Lima, Berrini, Ibirapuera x Agami, Pedro Álvares Cabral e Chucri Zaidan x Morumbi. O objetivo é que após o lançamento do filme, os cinco painéis sejam revelados, destacando o poder e a representatividade das mulheres. Dentre eles, um chama atenção e revela a verdade nua e crua: “O Espaço era o último espaço que faltava.”
A campanha se desdobra de forma integrada, com material de divulgação especial, garrafa personalizada e exclusiva (em breve a venda no The Bar), itens de moda e vestuário, conteúdo em social e até uma mensagem que será enviada, literalmente, para o universo.
“É um tributo à força feminina, uma frente que Johnnie Walker vem trabalhando com muita seriedade. A primeira mulher a ir para a Lua vai acontecer, finalmente, e dar visibilidade a essa conquista significa reconhecer todas as mulheres que receberam ‘nãos’, mas que continuaram a desafiar barreiras e abrir caminho para que pudéssemos avançar. Esperamos que esse projeto também possa inspirar futuras gerações a romperem limites, mostrando que nenhum espaço está fora do nosso alcance”, finaliza Renata Carvalho, head de atendimento e negócios da AlmapBBDO.
“Primeira Mulher na Lua”, para Johnnie Walker, dá seguimento à narrativa construída na campanha “Forte São Elas”, também desenvolvido pela AlmapBBDO. Lançada em dezembro de 2024, o projeto exalta a força das mulheres, destacando as conquistas e a caminhada contínua por igualdade.
Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
Campanha: Mulher na Lua
Cliente: Diageo
Produto: Johnnie Walker
CCO: Pernil
Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Pedro Corbett e Rodrigo Adam
Criação: Áurea Ramon, Giullia Abreu e Yasmin Oliveira
CSO: João Gabriel Fernandes
Estratégia: David Gross, Erika Moulin, Flávia Antoniolli e Isabela Craveiro
Atendimento: Renata Carvalho, Isabela Crestana Filippi, Patricia Nunes Penteado, Cairo Lorenzo Ribas e Rafaella Mendes
Conteúdo: Marcela Ramos, Mariana Queiroz Silva
CDMO: Rafaela Alves
Mídia: Renata Caovilla, Sheila Uyeda, Amanda Siqueira, Nathalli Nascimento e Cauan Araujo
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Vera Jacinto, Paula Buzzi e Marcia Granja
Produção Gráfica: Jose Roberto Bezerra, Rose Cleide Soares Ribeiro e Marcos De Souza
Revisão: Eliana Aparecida Pavan
Projetos Especiais: Julia Newman, Larissa Sarkis e Marilia Alves
Art buyer: Tereza Setti, Stephanie Biekarck
Fotógrafa: Mariana Valverde
Aprovação: PaulaLindenberg, Guilherme Martins, Eric Strauss, Andrea Rubim, Timea Orszagh, Gabriela Lisboa, Fernando Motta, Luisa Rody, Lindsay Stefani, Rebecca Botura e Thiago Souza
Produtora: Mercuria
Direção: We are Magnólias
Direção de Fotografia: Lícia Jardim Arosteguy da Rosa
Direção de Arte: Miwa Shimosakai
Diretora Executiva: Tico Cruz
Produção Executiva: Marcella Feo
Assistente de Produção Executiva: Cauê Mesquita e Bárbara Matsuda
Coordenação de Produção: Juliana Salviano
Assistente de Coordenação: Ana Ocampos
Assistência Criativa: Victória Zolli
1º Assistente de Direção: Fernanda de Mello Mendes
Direção de Produção: Tathiana Ariosa
Direção de Arte: Miwa Shimosakai
Produtora de Elenco: Barbara Catani
Elenco Principal: Nina Bandeira
Elenco Coadjuvante: Glaucia Morais Jardim
Efeitista: Dimitri Kuriki Yoshinaga
Figurino: Joh Narvaes
Maquiagem: Ana Carolina Ariosa
Eletricista: Paulo Sérgio Nunes da Silva
Maquinista: Claudio Soares dos Santos – Du
Pós produção: Space Gorilla
Diretora executiva de pós produção: Ana Ourique
Coordenadora de pós produção: Bruna Veber
Assistente de Pós Produção: Henrique Jokinha
Supervisão de VFX: Diogo Castro, Júnior Spinella e Marcell Hernandes
Composição: Marcell Hernandes, Valderino Caetano de Souza e Ailton Piuí
3D: Daniel Linardi
Finalizadora: Larissa Lima
Montadores: Fernanda Krajuska, Tiago Gil, Eduardo Onon, Will Maxwelli, Thiago Santos
Color: Acauan Pastore
Motion: Pedro Gebara
Produtora: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Atendimento Executivo: Camila Holzmann
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Ilustradores: Diego Abreu, Pedro Gabriel
Animadores: Ramona Krüger e Boyd
Criação e Pós produção de IA: AiR
Produtora de som: PUNCH AUDIO
Produção: Cristiano Pinheiro
Criação: Tony Berchmans
Produtora Executiva: Lili D. Aragoni
Atendimento: Ale Pais e Gabi Takan
Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira, Karina Coviello e Thaís Cris
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
Locução: Roberta Calza
PR ALMAP, Giusti e Lema
Projeto Especial – OOH
Bizsys: Rodrigo Cassino
Eletromídia