NM2B

Jornada do colaborador e aprendizados para construção de carreira são debates no segundo dia do NM2B 2023

Por Redação

24/08/2023 16h34

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Unimed Fortaleza e Gomes de Matos Consultoria sobem ao palco Insight e trazem cases de sucesso sobre gestão de pessoas e carreiras

O segundo dia do NM2B 2023 iniciou com impacto e cases de sucesso do que é a experiência dos profissionais ao longo de suas carreiras. Quem abriu a programação do último dia do encontro de alta gestão foram as executivas Mariana Matos e Luana Façanha da Unimed Fortaleza, que falaram sobre a integração do marketing e do RH. Em seguida, Eduardo Gomes de Matos subiu ao palco para falar como construir um futuro de sucesso na prática, com trabalho e escolhas. 

Confira um resumo das palestras:

Integração Marketing e RH | Mariana Matos (Superintendente Unimed Fortaleza) + Luanna Façanha (Gerente de Gestão de Pessoas Unimed Fortaleza)

A parceria entre gestão de pessoas e marketing é o foco do papo entre as palestrantes e executivas da Unimed Fortaleza Mariana Matos, Superintendente de Marketing, e Luana Façanha, Gerente de Gestão de Pessoas.

A chave entre o maketing e o RH são as pessoas, Mariana fala como isso impacta dentro da empresa tanto em potencial de diferencial competitivo quanto na entrega de serviços e produtos para o mercado. Ela mostra que saber escolher quem está cuidando da saúde da empresa, exala resultados de dentro pra fora, e pontua que um dos maiores desafios dentro da gestão de pessoas é a retenção de talentos.

“Mesmo que uma empresa tenha tecnologia de ponta e os melhores produtos, se ela não tiver um time capacitado e engajado em fazer o melhor, os resultados não aparecem, porque quem constrói a marca são as pessoas”, ressalta Mariana Matos

“Ter os talentos corretos na sua empresa e ferramentas para trabalhar com essas pessoas é uma estratégia de sobrevivência”, complementa.

Sobre o feat entre RH e Marketing, as palestrantes pontuam que o principal objetivo das duas áreas é engajar pessoas, tanto os clientes quanto os funcionários e trazem ferramentas que facilitam a execução das estratégias para atingir essa meta. 

  • Endomarketing: Estabelecer um calendário de ações pensadas para engajar o colaborador é uma dos temas abordados nos planejamentos  estratégicos da Unimed Fortaleza. Além disso existe um aplicativo de comunicação com os colaboradores para saber o que eles estão precisando naquele momento, as executivas utilizam pesquisas para saber como os setores podem fazer uma entrega assertiva;

“É uma série de ações que contemplam o colaborador, e não tem como o RH não contar com a ajuda do marketing”, destaca Luana. 

  • Segmentação e público-alvo: A escolha do público-alvo é uma das mais importantes da empresa, logo que cada setor e profissional possui uma liguagem única de comunicação, então é indispensável a utilização de estratégias humanizadas dentro da comunicação da empresa

“Como nós vamos nos comunicar com os líderes, o que eles precisam saber e como nós vamos nos comunicar com os colaboradores e o que eles querem saber”, instiga Mariana

  • Fortalecimento da cultura da empresa: O game jornada é um dos cases que a empresa utilizou para fortalecer a cultura da marca entre os colaboradores, já que nesse jogo, ganha quem tem mais conhecimento sobre a missão, visão e valores da empresa. A valorização dos colaboradores que se destacam nesse jogo, é um incentivo para saber mais sobre a cultura da empresa. Além disso, a validação dos comportamentos recomendados para cada setor é pontuada para aquele colaborador que se destaca por mostrar um diferencial dentro daquele seto, sendo premiado com um pin. 

“A gente tá reforçando aquele comportamento positivo, o tempo todo reconhecendo comportamentos que a gente quer que se repita dentro da empresa, como uma forma de engajar o tempo todo”, explica Luana.

Mariana conta que no processo de mudança de cultura, um dos maiores desafios foi deixar claro qual os objetivos precisam ser alinhados e cumpridos pelos colaboradores, dessa forma, criaram um álbum de figurinhas para engajar os funcionários e ainda reforçar a mensagem que eles queriam passar, de uma maneira que eles se reconhecessem dentro daquele novo processo da empresa. 

“Isso é uma forma lúdica de aprender, uma forma divertida e lúdica de aplicar a cultura. A gente precisa ser criativo, ao longo do processo precisa realmente inovar, ser criativo”, reforça Mariana.

  • Employer Branding: A marca deve manter uma reputação positiva para clientes e colaboradores refletirem os valores da empresa, como fortalecedores do posicionamento. é uma importante ferramenta de captação e da retenção dos melhores profissionais, o marketing pode ajudar a construir uma boa imagem institucional

“É muito mais fácil você conseguir as melhores pessoas, nos melhores lugares e atrair talentos para nossa organização”, destaca Mariana.

Um dos cases de sucesso citados pela palestrante, foi o projeto “Indique um Amigo” desenvolvido na pandemia, em um momento que a empresa precisava contratar um grande volume de novos profissionais para somar a equipe.

“A gente só conseguiu porque nossos colaboradores possuem senso de pertencimento e sabem quem pode ter feat cultural com a nossa empresa”, explica Luana.

  • Redes sociais: Crie uma identidade e mensagem únicas para atrair os candidatos desejados, expressando seus valores. Falar sobre a empresa, seus serviços, seus resultado e seus colaboradores. 

Mariana conta como os colaboradores se tornam influenciadores da marca e desempenham um papel de embaixador da marca que engajam, atraem e mantêm talentos. Ela mostra que um conteúdo compartilhado pelo colaborador podem receber até 8 vezes mais engajamento em relação aos canais oficiais da marca. 

“Eu tô utilizando redes sociais e gente de verdade pra atrair novos talentos e fortalecer a nossa marca”, explica

“Se a sua cultura não está alinhado com o que sua marca fala, o colaborador vai perceber e o público também. Essa estratégia se o que você falar for real”, complementa. 

  • Experiência do colaborador: Melhorar a jornada do colaborador cria um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo e gera mais resultados.

Luana conta que ao olhar pra jornada do colaborador, é visível o reconhecimento de via de mão dupla que ocorre entre empresa e contratado.

“Todo esse cuidado vira resultado. O encantamento precisa estar presente durante toda a jornada”, destaca Luana. 

  • Marketing de experiência: As pessoas precisam de estímulos dos mais variados para que se sintam parte importante da empresa. 

“Experiências certas criam memórias”, finaliza Mariana

Sobre as palestrantes:

Mariana Matos:

Publicitária, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA com especialização em Gestão de Negócios pela IBMEC e credenciada como coach em executive and life coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute. Foi eleita a melhor profissonal de comunicação do NE e 3ª colocada no ranking nacional pelo prêmio Top Mega Brasil de Comunicação. Com 17 anos de experiência nas áreas comercial, marketing e comunicação institucional, exerceu o cargo de Gerente de Marketing, Comunicação e Growth na Unimed Fortaleza e atualmente é Superintendente de Mercado.

Luana Façanha:

20 anos de experiência em cargos executivos nas áreas de Recursos Humanos, Gestão empresarial, e Qualidade em empresas de grande porte do segmento de telecomunicações, Energia e Saúde. 

Trabalho, Futuro, Escolhas | Eduardo Gomes de Matos (Gomes de Matos Consultores Associados)

Eduardo começa falando sobre o impacto da tecnologia na construção das organizações para as escolhas e as profissões no futuro. Ele traz dados de como as IAs já estão mudando as formas de trabalho de atividades processuais, mas que a qualificação do ser humano por trás dessa tecnologia é o que diferencia o resultado final.

“O trabalho é fundamental para satisfação de todas as nossas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. O trabalho determina o que vamos colher na nossa vida”, comenta

O palestrante cita como as revoluções trabalhistas impactam na reação do trabalho e mostra a mudança de mundo Vuca para mundo Bani, onde agora a sociedade de mercado está mais ansiosa e incompreensível.

“Nosso pensamento é linear e isso confunde todos nós na hora de pensar dos desafios que vamos ter que enfrentar para chegar no futuro”, explica

“Foquem sejam eternos aprendizes e assim a gente consegue acompanhar as mudanças. Precisamos mudar o mindset e aprender novas habilidades. Eu convido todos vocês à adotarem esse novo mindset para acompanhar as mudanças”, complementa e alerta Eduardo

O palestrante fala sobre a construção e diferença de um mindset fixo para um mindset autêntico:

Com mais de 28 anos de experiência no mercado de consultoria. A Gomes de Matos, alavancou as organizações através dos serviços de Consultoria, Assessoria e Educação Corporativa. Uma equipe composta de mais de 40 consultores e sócios, atuando em 10 estados do Brasil e Portugal.

Sobre liderança, Eduardo alerta: “Liderança é um esporte de contato, a gente precisa ter contato para avançar”

Com o objetivo de desenvolver pessoas, organizações e a sociedade, o trabalho da consultoria é trabalhar constantemente para alavancar o poder da paixão, emoção, respeito e amor nas pessoas e organizações. Sua visão de futuro é ser um marco na vida das pessoas e organizações.

“Podemos dizer que trabalho é todo ato intencional que realizamos na busca de um determinado propósito na busca de um determinado propósito para resolvermos problemas e criar valor”, destaca. 

Ele mostra alguns dados que mudam a construção do que é considerado trabalho com as tecnologias:

  • 60% das ocupações possuem pelo menos 30% do trabalho de atividades que podem ser automatizadas;
  • Nossos cenários em 46 países sugerem que entre quase zero e um terço das atividades de trabalho podem ser deslocadas até 2030, com um ponto médio de 15%;
  • Mesmo com a automação, a demanda por trabalho e trabalhadores podem aumentar à medida que as economias crescem;
  • Os cenários sugerem que, até 2030, 75 milhões a 375 milhões de trabalhadores (3 a 14% da força de trabalho global) precisarão mudar categorias ocupacionais.

“Nós precisamos ser resilientes neste processo, todos os indivíduos precisam ter uma abordagem empreendedora nas suas carreiras. Você é responsável pela sua carreira”, destaca. 

“Se você quer prosperidade nessa nova economia, reflita o que é trabalho pra você?”, instiga. 

Eduardo finaliza falando sobre a importância do constante aprendizados ao longo da carreira para a construção de um futuro próspero. 

Eduardo Gomes de Matos:

Sócio-fundador e Chairman da Gomes de Matos Consultores Associados, formado em Economia pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e pós-graduado em Administração de Empresas. Consultor responsável pela implantação de inúmeros projetos de estratégia e competitividade em várias empresas pelo país.

NM2B 2023:

Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.