Com 20 anos de idade, Aíslan Pontes abriu seu negócio inspirada por mulheres indígenas
Encerrando o mês das mulheres, a Acal Home Center divulga a vencedora do projeto “Mulheres de Negócios Acal”, representando as mais de nove milhões de empreendedoras do Brasil, segundo dados do Sebrae (2020). Ao longo do mês de março, a empresa realizou lives com convidadas para comentar assuntos para fomentar os pequenos e médios negócios comandados por mulheres, além de ter lançado um concurso que vale uma produção profissional de vídeo institucional do empreendimento, e um vale compra no valor de R$1.000,00.
A vencedora do concurso foi Aíslan Pontes Santos, uma jovem de 20 anos de idade, estudante e proprietária de uma uma papelaria online, a Mucho Paper. A empresa vende desde canetas até ecobags artesanais. “Comecei a loja em julho de 2020, depois de conhecer a história de algumas mulheres indígenas, que queriam valorizar seus trabalhos artesanais e cultura com jóias lindas, num projeto muito especial que tenho o prazer de coordenar, chamado Abre Alas. Elas não sabiam muito sobre técnicas do empreendedorismo ou tecnologia, mas seguiam firme no propósito de não depender de ninguém, ou desistir de chegar até seus sonhos”, relata.
Inspirada por estas mulheres, Aíslan decidiu abrir o próprio negócio, e hoje consegue se manter financeiramente.
“Foi uma experiência enriquecedora para nós, da Acal, conhecer a história de tantas mulheres cheias de ideias inovadoras e com uma garra enorme de realizar os sonhos. No mês de março, contribuímos com a divulgação da história delas nas nossas redes sociais, e agora poderemos premiar a vencedora do concurso com um vídeo institucional e um vale compras para ela investir no seu negócio”, diz Fernanda Lenzi, gerente de Marketing.
Conheça a história das demais finalistas:
Késsya – Escola de Música Ponto Musical
Késsya, 34 anos, mãe de quatro filhos que foram influência determinante para o empreendedorismo. Proprietária de uma pequena escola de música no bairro Pan Americano (Escola de Música Ponto Musical) que nasceu na sala de casa, com o objetivo de unir trabalho e criação dos filhos.
“Eu amo dar aula de canto, entender o desejo de cada aluno em querer cantar, toda sua história e o quanto é desafiador para eles vencerem seus medos e se encontrarem quando eles encontram a sua verdadeira voz. Também amo trabalhar com musicalização infantil, e amo ter tido meus filhos como meus alunos”.
Especialista em divisão de tarefas, estuda Fonoaudiologia, administra a escola, dá aula de Cantos e Musicalização infantil, cuida da parte financeira, mídias sociais, limpeza, decoração, e ainda cuida das crianças junto com o esposo.
Kamila Lopes – Rei dos Frios
Kamila Lopes é proprietária do Rei dos Frios, junto com o esposo Regis Fontenele. O negócio nasceu há cinco meses, em meio à pandemia. Formada em Jornalismo, trabalhou em grandes empresas, mas sempre com o sonho de ter o próprio negócio.
“Eu sempre tive a vontade de poder trabalhar em casa, cuidar mais da casa, do filho, do esposo e conciliar tudo isso com um trabalho que gerasse renda. Não seria um sonho fácil de realizar, mas não desisti”, conta.
Após ter sido demitida, investiu o que tinha para colocar em prática tudo o que já havia planejado e desenhado para abrir o próprio negócio. Foi quando nasceu o Rei dos Frios, empresa de frios e laticínios, que funciona exclusivamente via delivery.
“Hoje me sinto uma mulher feliz, uma empresária dedicada, uma mãe com mais tempo para o filho, uma esposa mais satisfeita e todos os dias das nossas vidas nós trabalhamos para o crescimento do que é nosso”, afirma.
Delaine – Madele
Delanie é CEO da Madele. Abriu a empresa depois de perceber que sua rotina intensa de trabalho estava afetando a relação com o filho, que sentia falta de mais tempo livre com a mãe. Quando foi demitida, em agosto de 2017, decidiu investir no ramo de alimentação, expandindo em seguida para o ramo de eventos.
“Consigo organizar minha agenda, conheço pessoas incríveis, coloco todo meu amor em tudo, e eu posso aprender a fazer e vender o que eu quiser”, conta.
*Texto enviado pela assessoria Impulsione Comunicação