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Juliano Brenner encerra ciclo de encontros do Ecossistema Sinapro/Fenapro em Fortaleza com palestra no BS Design

Por Victor Campos

27/11/2024 15h44

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O professor da ESPM e presidente do Sinapro RS palestrou ontem para cerca de 100 profissionais do mercado da comunicação

O Sinapro Ceará com o apoio do Nosso Meio, promoveu ontem (26/11) um encontro com a palestra do Juliano Brenner para o mercado cearense, o evento aconteceu no auditório do BS Design e reuniu cerca de 100 profissionais do mercado.

Evandro Colares, Presidente do Sinapro Ceará abriu o evento que marcou o fim do ciclo de encontros do Encontro Nacional das lideranças do Ecossistema Sinapro/Fenapro em Fortaleza, onde estiveram cerca de 18 presidentes de diversos sindicatos do Brasil.

“Juliano Brenner é professor da ESPM, além de ser presidente do Sinapro RS sendo um profissional de renome nacional. E na maratona dos encontros a qual estava participando, tive que contar com um parceiro para apoiar esse último movimento, quero agradecer todo o apoio que o Nosso Meio está dando para a gente, está sendo muito bacana essa parceria”, explicou Evandro Colares, Presidente do Sinapro CE.

“Fiquei muito feliz com o convite para apoiar esse encontro, afinal faz parte do DNA do Nosso Meio reunir pessoas e compartilhar conteúdo. O Juliano dispensa apresentações, um profissional que sai da parte Sul do país e vem ao Nordeste, nos presenteando com seu tempo, compartilhando um conteúdo tão bacana como o que vai compartilhar aqui hoje, diz muito mais sobre ele do que qualquer palavra que possamos expressar, obrigado!”, concluiu Fernando Hélio, Fundador do Nosso Meio.

Juliano Brenner apresentou na palestra o tema ‘Por que algumas campanhas publicitárias geram resultados enquanto outras caem no esquecimento?‘.

O professor inicia sua palestra explicando alguns conceitos que as marcas utilizam e que as fazem serem lembradas e consolidadas na memória do público.

Long and Short

Esse conceito nada mais é que investimento de longo e curto prazo. Segundo Brenner, esses investimentos dependem um do outro, e devem ser pensados estrategicamente visando o futuro. Investimentos a curto prazo podem até gerar um retorno, mas o preço para se manter esse resultado sempre vai subir, o ideal é fazer uma diversificação dos investimentos atrelando o investimento de curto e longo prazo visando um retorno no futuro.

A Utilização de Códigos em Campanhas

O professor também explica a importância da utilização correta de códigos em campanhas, códigos como: Design, Marca, Cor, Fonte, Embalagem, Localização, Celebridades, Assinatura Sonora, Símbolo, Tagline, Embaixador. Trazendo significado a marca e a transformando em uma marca memorável.

Comoditização da empresa

Juliano detalha que muitas empresas não conseguem equilibrar seus investimentos de Long and Short, e acabam por entrar no universo da comoditização, com a diminuição do Share of Voice, que é um dos piores movimentos que uma marca podem fazer, ter códigos inconsistentes e depender sempre de performance e de promoções para lucrar, as agências devem evitar isso, investindo melhor e sempre aumentando seu Share of Voice.

Consistência

Segundo Brenner, um dos fatores para algumas marcas serem tão emblemáticas na memória das pessoas é que sempre conseguem manter a Consistência. Há uma importância em manter um investimento constante tanto no promocional como no institucional. Sempre é necessário trabalhar os códigos de maneira consistente nas campanhas.

Brand Equity

Juliano também explica o conceito de Brand Equity, que é o resultado da boa utilização dos códigos, que nada mais é do que o valor adicional que uma a marca agrega a um produto ou serviço, fortificando uma marca e a tornando memorável ao público.

Dull Adivertising

O profissional também explica o conceito de Dull Adivertising que nada mais é do que uma marca se tornar sem cor, sem vida, monótona e entediante. Sendo Dull a marca se torna invisível no mercado, e as agências devem fazer de tudo para evitar que uma marca se torne Dull, sempre trabalhando com os conceitos supracitados para evitar esse apagamento da marca.

Finalizando o evento Juliano Benner explica que não existe método efetivo para garantir o sucesso de uma campanha. Além da diversificação de investimento em promoção e institucional a agência deve manter uma constância na implementação dos investimentos e na utilização dos códigos, para se obter um resultado razoável.

“Utilizar os códigos, diversificar as mídias de promoção das campanhas e manter a constância dos investimentos, facilitará na chegada de resultados em uma campanha. A resposta é: codificar tudo, utilizar os códigos com consistência, entender que quando uma campanha enjoar, é por que funciona de verdade (pois o público já observou e consumiu até enjoar) e sempre ter consistência, consistência e mais consistência”, finaliza o Presidente do Sinapro RS.