Tendência

Kantar apresenta ranking das marcas mais escolhidas pelos brasileiros

Por Redação

22/05/2024 15h09

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Para estar entre as 50 maiores, a marca deve ter 120 milhões de CRPs, estar presente em 65% dos lares e ser escolhida, em média, cinco vezes.

Pelo décimo-segundo ano consecutivo, a Coca-Cola é a líder do Ranking Kantar Brand Footprint das marcas mais escolhidas pelos brasileiros dentro do lar. Nesta edição, o refrigerante se tornou a primeira marca a alcançar a marca de 610 milhões de Consumer Reach Point (CRP).

O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.

Assim, a Coca-Cola foi escolhida 610 milhões de vezes pelos brasileiros em 2023. A empresa conseguiu manter Coca-Cola nos domicílios, enquanto Coca-Cola Zero avançou em novos lares.

Ypê, segunda colocada, e Italac, quarta, também conquistaram mais CRPs estando presentes em mais casas com mais categorias e submarcas. Perdigão, que aparece no terceiro lugar, e Seara, na quinta posição, tiveram seu crescimento baseado no aumento de frequência da categoria.

No Top 50, 38 marcas registraram crescimento de CRP, enquanto apenas 12 tiveram resultado negativo. Piracanjuba, na nona posição, e Aurora, na décima, ingressaram no Top 10. Já Richester (45ª posição, com avanço de 17 lugares), Minuano (47ª e 11), Fortaleza (48ª e 3) e Ala (49ª e 5) fizeram sua estreia entre as 50 mais escolhidas.

Para estar entre as 50 maiores, a marca deve ter 120 milhões de CRPs, estar presente em 65% dos lares e ser escolhida, em média, cinco vezes.

Na lista das Top 10 que mais conquistaram penetração, as marcas grandes predominaram e 70% delas ganharam mais domicílios da classe DE. Apesar do bom desempenho, nenhuma delas conseguiu entrar no Top 50. São elas Café União (mais 355% de CRP), Urca (45%), Pepsi (31%), Piraquê (17%), Close-Up (19%), Olimpo (54%), Albany (36%), Leve (56%), Mili (31%) e Flor de Ypê (24%).

A atual edição do estudo também elaborou o ranking das marcas mais escolhidas no e-commerce. O levantamento identificou mais de 640 mil novos lares fazendo compras no digital (total de 13 milhões). O Top 10 é liderado pela Natura, que é apenas a 46ª do ranking geral. Brahma (75ª) e O Boticário (105ª), que estão fora do Top 50, também aparecem com destaque na lista das mais escolhidas no comércio eletrônico.