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Kantar divulga pesquisa sobre o impacto dos esportes na relação entre consumidores, marcas e mídias

Por Victor Campos

28/08/2024 10h09

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Segundo a pesquisa Data Stories, os Jogos Olímpicos de Paris fomentou o interesse do brasileiro em modalidades esportivas e na visibilidade de nossos atletas mais destacados

Estamos sempre vivenciamos alguma grande competição esportiva internacional que atrai nossa atenção, discussões, torcidas e paixões, a Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Pan-americanos, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas mobilizam tanto os fãs de esporte, como aqueles que no dia-a-dia não se interessam tanto pelo tema.

Independente da época ou da modalidade, não se pode negar que o esporte, se conecta com algo no nosso interior e serve de pauta para encontros e conexões entre as pessoas, bem como entre as marcas e seus públicos.

Dos investimentos a presença do público

De acordo com a pesquisa, os investimentos publicitários em conteúdos esportivos na TV e no Digital cresceram mais de 30% no primeiro semestre deste ano.

Cerca de 78% da população brasileira acompanha e vivência o esporte através da TV, seguidas de 39% através da internet e 19% indo acompanhar pessoalmente os jogos.

Observamos que o brasileiro, já possui uma relação forte com o esporte, e que já existe um movimento de empresas e setores na promoção de ações e campanhas direcionadas junto ao esporte. Mas por que essa mudança se tornou tão diferente desde as olimpíadas?

O efeito das olimpíadas

Muitos Brasileiros não são tão aficionados pelos esportes, mas em períodos como nas olimpíadas a chama de esporte aquece o coração de todos e ocorre o efeito olimpíadas”.

Esse efeito não acontece por acaso os anos olímpicos são especiais e geram um aumento global da expectativa pelos Jogos, o que se reflete naturalmente no consumo de conteúdos sobre a competição. E, em anos olímpicos, o volume de Fãs de modalidades olímpicas cresce em comparação com anos ímpares após a realização de alguma edição

Segundo dados do Sponsorlink, vivemos o maior volume de fãs das modalidades olímpicas nesses jogos de Paris, desde toda a série histórica destas modalidades no estudo. Abaixo, trazemos a evolução do volume de fãs de quatro modalidades que se destacaram nos jogos desse ano: Ginástica Olímpica, Vôlei de Praia, Surfe e Judô.

Esse sucesso no aumento da procura e interesse da sociedade nos esportes também foi refletido nos medalhistas olímpicos. Ainda segundo o estudo, a consagração de Rebeca Andrade como a maior medalhista olímpica da nossa história foi acompanhada por milhões de pessoas em todas as telas e de todos os públicos. A audiência da final do solo feminino de ginástica e sua cerimônia de premiação foi composta por todos os grupos etários e quase 50/50 de homens e mulheres.

O impacto das transmissões

Durante as transmissões dos jogos, pelo menos 27 atletas dobraram seu alcance digital, outros multiplicaram por dez ou mais seu volume de seguidores.

A judoca Beatriz Souza iniciou os jogos com 14,5 mil perfis inscritos em suas redes e ganhou mais de 3 milhões novos (+23.000%). Os movimentos mostram o poder das grandes transmissões em impactar interesse e atividades da audiência em outros diversos canais e mídias.

Confira o panorama: