30ª edição do Data Stories aponta aumento de investimentos em publicidade nessa estação do ano
A edição de janeiro do Data Stories, conteúdo mensal produzido pela Kantar IBOPE Media, trouxe o tema “Verão: Temperatura acima da mídia” e evidenciou a importância do verão para a comunicação das marcas. O material aponta que o período, que abrange datas importantes como Natal, Ano Novo, férias escolares, volta às aulas e Carnaval, também gera um aumento de investimentos em publicidade.
Entre janeiro e março de 2022, os dados prévios mostram que os investimentos publicitários foram da ordem de R$ 16,8 bilhões, ou seja, R$ 5,3 bilhões a mais do que no mesmo período de 2018, o que representa um aumento de 46%.
Dentro desse cenário, o principal momento para os anunciantes é tradicionalmente o Carnaval. Em 2022, mais de 80 marcas investiram nele, aproveitando uma audiência de 33% dos brasileiros na cobertura dos desfiles em todo o Brasil nas 15 Regiões Metropolitanas aferidas pela Kantar IBOPE Media. Os cinco setores que mais investiram na data foram Administração Pública, Turismo, Comércio, Serviços e Mídia.
Carnaval na TV
Um dos símbolos brasileiros mais reconhecidos pelo mundo, o Carnaval também gera entretenimento, audiência e grandes oportunidades de exposição e lembrança para as marcas. No ano passado, os programas de TV relacionados à cobertura, tanto dos grandes desfiles quanto dos eventos fora de época (entre janeiro e abril), foram assistidos por um terço dos brasileiros, com destaques em algumas capitais: Rio de Janeiro (51%), Recife (38%) e Salvador, São Paulo e Belém (35%).
Cerveja
Segundo dados do Target Group Index, os foliões consomem 25% mais cerveja do que a média da população (maior de 18 anos) durante o Carnaval. Em 2019 e 2020, as marcas aderiram ao patrocínio dos megablocos nas grandes capitais. Com o retorno destes eventos às ruas, agora em 2023 deveremos ver novamente ativações e oportunidades de conexão com o consumidor tão grandes quanto o público dos eventos.
A Prefeitura de São Paulo anunciou que o Carnaval de rua da cidade terá investimento de mais de R$ 25 milhões da iniciativa privada.
Em movimento
Os esportes ao ar livre são os mais praticados no verão, com o Futebol de Areia liderando a preferência dos brasileiros com 51%, seguido de Mergulho (44%), Vôlei de Praia (42%), Surfe (40%), Esportes de Aventura (35%) e Beach Tennis (34%).
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O NM2 Business é o encontro de alta gestão para profissionais de marketing, comunicação, publicidade e recursos humanos pensado para fortalecer o networking entre executivos de grandes empresas e marcas regionais. A diretora regional de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media, Giovana Alcântara, esteve no NM2B 2022 e falou sobre as tendências para o futuro. Confira!