Mercado

Kantar IBOPE Media: Os desafios da educação na era da tecnologia

Por Redação

27/01/2022 17h46

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Kantar aponta as necessidades dos alunos, principalmente quando o assunto é Ensino Superior

 

Se o estudante de hoje já não é mais o de antigamente, por que a educação deve ser? A edição de janeiro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em inteligência de mídia, aborda a evolução da educação e os impactos da tecnologia nesse setor.

De acordo com Target Group Index, estudo sobre os comportamentos e hábitos da população e que considera pessoas entre 12 e 75 anos que vivem nas principais regiões metropolitanas do Brasil, 79% dos estudantes estão matriculados em instituições de ensino regular e 27% frequentam cursos livres, como aulas de idioma.

Na hora de se conectar aos cursos e fazer pesquisas escolares, 92% dos alunos adotam o smartphone como ferramenta. Ainda nesse contexto, 45% utilizam o computador e 4% usam outros dispositivos, como tablets e Smart TVs.

 

Educação executiva

Desde o início da pandemia de Covid-19, boa parte dos alunos e professores brasileiros viveram alguma experiência de Educação a Distância (EaD). Isso impactou diferentes faixas etárias, mas se mostrou um hábito em consolidação entre os adultos. Hoje, 51% dos estudantes do Ensino Superior estão matriculados na modalidade virtual.

A base do modelo de educação aplicado atualmente em países como o Brasil nasceu na Revolução Industrial, em meio à necessidade de ensinar o trabalho realizado em fábricas. A sociedade atual, porém, evoluiu a passos largos e se depara com a necessidade de gerar conhecimentos aplicáveis em profissões mais tecnológicas e de uma forma mais digitalizada. Hoje, 49% das pessoas empregadas no Brasil trabalham com prestação de serviços, o que indica uma oportunidade para o setor educacional.

 

Investimentos em publicidade

Toda essa busca pela profissionalização e o crescimento do EaD fizeram com que as empresas do setor aumentassem os investimentos publicitários em 2021, em especial as instituições de Ensino Superior. Entre os dez maiores anunciantes do setor de educação, nove foram instituições desta categoria. As principais são YDUQS Participações, UNINOVE, UNINTER e Grupo Educacional Faveni.

 

Leia a íntegra do Data Stories – A lousa virou tela, educação e conexão para o futuro no site da Kantar IBOPE Media. https://www.kantaribopemedia.com/data-stories-18-a-lousa-virou-tela-educacao-e-conexao-para-o-futuro/