Atividades como turismo, esportes, artes e eventos sociais, as mais impactadas pela pandemia, são beneficiadas pela reabertura econômica
A compra de mídia por parte do setor de entretenimento, que abrange cultura, lazer, esporte e turismo, foi de R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre de 2022. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve 73% de aumento. Este é um dos dados apontados em setembro pelo Data Stories, conteúdo temático mensal da Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia.
O crescimento foi impulsionado especialmente pela categoria de eventos sociais e culturais, cujo investimento na compra de espaços publicitários foi 406% maior do que em 2021. A categoria de viagens, a maior do setor, também cresceu cerca de 70%. É um alento, já que o setor de entretenimento foi radicalmente afetado pela pandemia da Covid-19.
Agora, com a reabertura econômica, após meses de isolamento social, a estratégia para se aproximar dos clientes tem sido gerar experiências e memórias. Tanto que mais de 800 marcas promoveram eventos patrocinados na TV neste primeiro semestre. A Heineken, por exemplo, investiu R$ 5 milhões em dois bares na Cidade do Rock, durante o Rock in Rio 2022, além de criar um espaço de imersão multissensorial, unindo natureza e sustentabilidade.
Mas nem só de grandes eventos são feitas as oportunidades. Com as pessoas nas ruas, sobem também as iniciativas de mídia Out of Home (OOH). De janeiro a junho de 2022, o volume de anúncios em plataformas como outdoors, busdoors e aeroportos foi de 31% a mais do que no mesmo intervalo do ano anterior. Faz todo o sentido: neste primeiro semestre, entre os respondentes que praticaram atividades de lazer, 41% dizem ter saído para beber, 37% para passear fora da cidade, 32% para dançar e 31% para shows e concertos musicais ou para exposições e teatros.
Futuro do turismo
O turismo, especificamente, tende a continuar sendo beneficiado com a suspensão das medidas restritivas, apoiada em um cenário epidemiológico mais favorável. Em agosto, por exemplo, com a Anvisa retirando a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões, 72% dos consumidores declararam que querem viajar e conhecer lugares novos, 62% pensam em ir ao exterior e 59% acreditam que férias de verdade devem incluir uma viagem. Os destinos nacionais continuam em alta: são os escolhidos por 77% dos respondentes com intenção de viajar, enquanto os internacionais por 23%.