Lançamentos recentes da companhia levaram em conta as preferências locais de consumo e a indulgência; Choco Krispis® e Cheez-It® impulsionam suas categorias
A produção e a comercialização de produtos customizados por região deixaram de ser tendências na indústria alimentícia e já são uma realidade estratégica dentro das companhias globais. Esse é o caso da Kellogg, que hoje conta com um portfólio diverso de marcas adaptadas aos paladares, necessidades e cultura do consumidor local. Em 2021, a companhia apostou em dois produtos feitos sob medida para o brasileiro: Cheez-It®, a maior marca de snack de queijo dos EUA, e Choco Krispis®, que retornou ao Brasil.
Cheez-It® é fabricado localmente, na planta de São Lourenço do Oeste – SC. O projeto de trazer a marca para o país foi cuidadosamente estudado e desenvolvido para garantir que o público tivesse a mesma experiência única do produto original americano, mas com sabores adaptados ao perfil e preferências locais – o produto é feito com queijo de verdade. Por aqui, o salgadinho conta com três sabores de queijos, que estão entre os preferidos do brasileiro: cheddar, parmesão e provolone.
“A decisão de trazer Cheez-It® ao Brasil passa por uma tendência de comportamento do consumidor, que busca cada vez mais produtos com indulgências. E no caso do brasileiro, uma das indulgências preferidas é o snack de queijo”, explica Cristina Monteiro, diretora de Marketing de categoria da Kellogg Brasil.
Além disso, a empresa detectou que, embora queijo fosse o principal sabor no mercado de snacks, ainda não tinha conquistado o público adulto. O lançamento então caiu como uma luva no mercado local.
Já o cereal Choco Krispis®, que também é fabricado na planta catarinense, apostou em uma receita feita com cacau e desembarcou no país também nas versões biscoitos e cookies, inéditas em todo o mundo e projetadas especialmente para o Brasil. O cereal, vale lembrar, voltou ao Brasil em 2021, depois de 9 anos longe das gôndolas, entre outros motivos, por conta da alta demanda dos consumidores que pediam seu retorno. O cereal atende um desejo antigo do brasileiro nos últimos anos em relação aos produtos da categoria: um perfil “super” achocolatado, que colore o leite. A Kellogg’s, inclusive, registrou crescimento recente acima do ritmo do mercado na categoria.
A estratégia de levar as marcas de cereais para outras categorias começou com Sucrilhos®, que no ano passado recebeu sua versão biscoito e neste ano, se transformou em cookie. Ambos os produtos foram adaptados às exigências dos consumidores e comercializados exclusivamente no mercado brasileiro. Biscoitos, aliás, é outra categoria na qual a empresa cresceu em ritmo acima do mercado. O portfólio Parati®, adquirido pela Kellogg, de wafer, rosquinhas, amanteigados, além dos clássicos como Maizena Parati®, ajudou a potencializar os resultados na categoria.
Outra marca adequada ao consumidor brasileiro é Trink®, de refrescos em pó. No verão há uma demanda muito grande por bebidas refrescantes com sabores típicos de diversas regiões brasileiras. O Brasil, vale ressaltar, é o único país do mundo a comercializar bebidas em pó, dentre as diversas unidades de negócio da Kellogg.
“A vantagem de ser uma empresa global é ter uma ampla gama de produtos e marcas e levá-las a diferentes regiões. Tomamos o cuidado de manter as características fundamentais do produto e da marca e a partir disso realizamos adaptações para nos adequarmos à tecnologia disponível em cada mercado, levando em conta as preferências de sabor, diferenças culturais e regulamentação vigente em cada país”, comenta Cristina.
Origem dos produtos passa por Corn Flakes®
Tudo começou com o cereal Corn Flakes®, no século XIX, quando o fundador da companhia, W.K. Kellogg, e o seu irmão, Dr. John Harvey Kellogg, transformaram acidentalmente grãos de milho em flocos. Em 1906, criaram o lote inicial de Kellogg’s® Corn Flakes® e deram vida à visão de W.K. de alimentos de café da manhã saborosos e nutritivos.
A criação do produto fomentou a expansão do portfólio da companhia. A partir dele foram agregadas inovações. É o caso de Sucrilhos®, que hoje é a principal marca de cereal da companhia, e, mais recentemente, Choco Krispis®, que retorna ao mercado brasileiro agora, mas já tem sólida presença na América Latina há décadas.
Sobre a Kellogg’s®
A Kellogg Company (NYSE: K) está sempre motivada a enriquecer e encantar o mundo com marcas e produtos que realmente façam a diferença. A Kellogg é líder mundial na produção de cereais e snacks, além de uma das líderes nos Estados Unidos em produtos congelados. No Brasil, após a aquisição da Parati®️, a companhia passou a produzir massas, biscoitos, refrescos em pó e outras categorias de produtos para expandir sua atuação. A companhia chegou ao Brasil em 1961 e, assim como nos demais países, passou a ser referência em cereais matinais, oferecendo qualidade e sabor em seus produtos.
Para saber mais, acesse: www.kelloggs.com.br