O curso é voltado para bacharéis em Arquitetura e Engenharia Civil e também graduados com interesse nas áreas de turismo e hotelaria
Com a oferta de 30 vagas e previsão de início das aulas em fevereiro de 2024, a Unichristus lançará, oficialmente, em 5 de dezembro, em evento que reunirá autoridades, trade turístico e construção civil, a sua 60ª pós-graduação “Projetos Arquitetônicos em Hotelaria”. O pioneirismo, dentro do cenário acadêmico brasileiro, preenche uma lacuna deste setor que não para de expandir, com o Ceará ocupando o segundo lugar no Nordeste e o sexto no Brasil em investimentos, de acordo com a 17ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira 2023. Até 2027, a previsão é de abertura de 476 novos quartos distribuídos em três hotéis em construção no estado.
Segundo o Pró-reitor de Extensão da Unichristus, Murilo Brasil de Carvalho Rocha, “apesar do grande investimento em turismo no Ceará, não existia uma oferta educacional direcionada ao setor hoteleiro, fazendo com que os investidores buscassem profissionais especializados em projetos hoteleiros em outros estados para solucionar questões locais. Ao notar essa demanda reprimida, buscamos profissionais experientes e reconhecidos para, juntos, elaborarmos um escopo de conteúdos que atendesse às necessidades do nosso estado”.
O curso é voltado para bacharéis em Arquitetura e Engenharia Civil e também graduados com interesse nas áreas de turismo e hotelaria. Com aulas quinzenais presenciais, essa pós-graduação terá duração de 18 meses, incluindo visitas técnicas e experiências de imersão na hotelaria cearense.
Para ministrar o curso, a Unichristus convidou Cleide Andrade, um dos poucos nomes no país com expertise em implantação e montagem de hotéis. Há 39 anos, ela vem viabilizando importantes projetos, o que tornará o aprendizado ainda mais rico e necessário. Afinal, são mais de 3.500 itens que não podem ficar de fora de um minucioso planejamento de implantação e construção de um hotel. Em termos de
complexidade, este setor só perde para aeroportos e hospitais.
“Não se trata apenas de projetar edifícios bonitos, mas de entender as reais necessidades operacionais e de funcionalidade para os colaboradores e hóspedes, além das tendências da indústria e a integração de tecnologias inovadoras”, pontua Cleide.
Com três módulos, um por semestre, o curso envolve particularidades para novos projetos e reformas em todas as etapas, incluindo algumas cadeiras com participação de profissionais e especialistas renomados como convidados.
Envolvidos na construção do curso desde o primeiro semestre deste ano, a Unichristus e a docente convidada Cleide Andrade formataram os três módulos, de modo que contemplassem desde a concepção até o desenvolvimento de um projeto para hotel, a fim de mitigar riscos aos investidores e otimizar tempo e valor agregado aos profissionais, conhecimentos necessários por parte dos arquitetos, antes de projetar um hotel, e as reais necessidades de uma operação ativa. Essa nova pós-graduação, que atende a Resolução nº 1, de 6/4/2018, do Ministério da Educação, e determina os parâmetros de abertura dos cursos dessa natureza, foi aprovada pela reitoria da universidade no último dia 24 de novembro.
“Acreditamos que o curso contribuirá para elevar o padrão da arquitetura hoteleira no Ceará e no Brasil, resultando em espaços mais inovadores, sustentáveis e adaptados às necessidades específicas do mercado. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo dos nossos egressos neste setor, transformando a maneira como concebemos e experimentamos os empreendimentos turísticos”, afirma Murilo Rocha, Pró-reitor de Extensão da Unichristus.