Estudo do C.LAB, laboratório de insights da Nestlé, mostra que lares menores e arranjos mais plurais estão redefinindo os rituais e afetos do fim de ano
O Natal dos brasileiros está mudando e essa transformação começa dentro de casa. Uma pesquisa inédita realizada pelo C.Lab, laboratório de pesquisa da Nestlé ligado à área de Consumer & Marketing Insights (CMI), revela que a redução do tamanho dos lares, a diversificação dos arranjos familiares e a valorização de vínculos de afinidade estão remodelando a maneira como as pessoas celebram a data mais simbólica do ano.
A pesquisa foi realizada com 1.000 brasileiros de todas as regiões do país, durante a primeira quinzena de dezembro de 2025, e contou ainda com uma imersão qualitativa conduzida pela Vento, plataforma de pesquisas que conecta especialistas, marcas e consumidores.
Juntas, as etapas quantitativa e qualitativa investigaram hábitos, rituais e significados que permeiam o Natal no Brasil contemporâneo, revelando o crescente desejo de fugir da ceia tradicional e o aumento de amigos assumindo o “papel de família”, em um contexto de redução dos núcleos familiares tradicionais.
Entre os entrevistados, apenas 29% se identificam com uma família tradicional. Crescem as famílias pequenas e híbridas, que já somam cerca de 30%, além daquelas geograficamente espalhadas (10%). Outra tendência é a inclusão de amigos no núcleo afetivo: um movimento que já representa 23% no Natal. “Os lares brasileiros mudaram, e o jeito de celebrar mudará junto. As pessoas continuam buscando união, mas agora isso acontece em formatos mais diversos, menos formais e mais alinhados às novas formas de convivência. O Natal está se tornando menos sobre grandes eventos e mais sobre presença, acolhimento e simplicidade”, afirma Célia Nishio, diretora de Consumer and Market Insights na Nestlé Brasil
Famílias menores, celebrações mais leves
As transformações captadas pelo C.Lab dialogam com tendências estruturais do país. Segundo o Censo Demográfico 2022, a média de moradores por domicílio caiu de 3,3 para 2,79, enquanto aumentam arranjos monoparentais, lares estendidos e famílias formadas por afinidades.
Essas mudanças impactam diretamente as festas:
- 29% afirmam que os grupos diminuíram;
- 27% dizem que as celebrações ficaram mais simples;
- Apenas 22% mantêm o mesmo formato de anos anteriores.
- Separações, mudanças de cidade, novos relacionamentos e perdas também modificam o modo de festejar: 26% relatam transformações recentes no modo de celebrar.
Natal segue sendo ponto de encontro, mas com novos contornos
Apesar das mudanças, o Natal permanece essencialmente doméstico:
- 60% celebram na própria casa; e/ou
- 59% na casa de familiares.
Os rituais continuam marcados pela tradição:
- 51% cozinham juntos,
- 39% trocam presentes,
- 37% mantêm práticas religiosas.
- A comida permanece como o principal símbolo afetivo da data, associada à união (55%), tradição (49%) e alegria (46%).
A Nestlé aparece como uma das marcas mais associadas à mesa das celebrações, destacada pela qualidade, alegria e tradição. “A mesa continua sendo o coração afetivo do Natal. Mesmo com grupos menores e formatos variados, o ato de compartilhar permanece central”, conclui Célia.
