Tendência

Lazer é a segunda maior motivação de visitação a shopping centers, segundo estudo da Abrasce

Por Redação

09/01/2025 10h13

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Levantamento aponta que o segmento representa mais de 2 mil operações fixas, reforçando o papel dos shoppings como centros de convivência e entretenimento

A Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) lançou o 3° Estudo de Tendências e Oportunidades – Lazer e Entretenimento, com foco na análise do impacto crescente dessas áreas na atração de visitantes aos shopping centers no Brasil. Segundo o levantamento, o setor de shopping centers contabiliza um total de 121 mil lojas no país. A categoria de lazer representa 2,2%, o que corresponde a mais de 2 mil operações fixas.

Os dados também apontam que as operações de lazer aumentaram sua participação de 1,4% para 2,2% entre 2019 e 2023, consolidando os malls como espaços de convivência e entretenimento familiar. Considerando a quantidade média de operações, isso representa um avanço de 2,4 para 3,4 operações por empreendimento ao longo do período analisado.

Conforme os dados do monitoramento mensal da Abrasce, as operações de entretenimento representam, em média, 10,7% de ABL dos empreendimentos. Em relação às vendas, a média mensal em 2022 desse nicho era de R$ 209 por m². Em 2023, esse valor subiu para R$ 266, o que representa um aumento de 27,2%. Entre as subcategorias de lazer, foram mapeadas no último Censo Brasileiro de Shopping Centers, cerca de 10 operações fixas, sendo o cinema a operação com maior índice – está presente em 92,4% dos empreendimentos – seguida de operações de diversões (Parques e games) com 80,9%.

“O lazer tem se mostrado uma das principais tendências nos shoppings. O aumento das operações fixas de lazer desde 2019 e o crescimento nas vendas médias mensais mais recentes refletem esse movimento ascendente do segmento, reforçando esses espaços como centros de convivência e experiências para as famílias brasileiras. A pesquisa ‘O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers’, realizada pela ABRASCE, já indicava essa importância, ao apontar o lazer como a segunda maior motivação de visita, com 31% dos consumidores atraídos por atividades de entretenimento e convivência. Seguimos empenhados para que esse número cresça ainda mais e o impacto do nosso setor continue extremamente positivo”, aponta Glauco Humai, presidente da ABRASCE.

O Estudo de Tendências e Oportunidades de Lazer e Entretenimento está disponível para os associados no site da Abrasce. Os demais interessados podem adquiri-lo no site oficial da Loja Abrasce.

Webinar

Para potencializar o debate, a ABRASCE promoveu um webinar em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (ADIBRA) para debater o estudo Tendências e Oportunidades de Lazer e Entretenimento em seu canal no YouTube. Durante o evento, Monica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da ABRASCE, e Caroline Louise, coordenadora de Inteligência de Mercado da entidade conversaram com outros especialistas do setor: Marcelo Beraldo, vice-presidente da ADIBRA e diretor-executivo da Star Parks; Fábio Oliveira, superintendente do Grand Plaza; e Ricardo Del Campo, proprietário da Magic Games.

“As tendências observadas estão ligadas ao avanço tecnológico, com experiências interativas e imersivas que conectam o público. Os shoppings têm reforçado seu papel como espaços de convivência, oferecendo áreas de alimentação, lazer e bem-estar gratuitas. O público principal é formado por famílias diversas em perfis e interesses, e vemos o entretenimento inclusivo e diferenciado se firmar como uma forte tendência no setor”, disse Monica Vianna.

De acordo com os dados, o setor de lazer e entretenimento no Brasil movimenta por ano R$8,2 bilhões e registra cerca de 128 milhões de visitas, segundo levantamento da Adibra que apoia o estudo de entretenimento e lazer da ABRASCE. Esse número de visitas é especialmente elevado durante os meses de alta temporada, o que reforça a importância do entretenimento no ambiente de shopping centers.