Gilmar de Carvalho agora é o nome do Museu de Arte Popular dos Mestres e Metras da Cultura do Ceará, localizado na Emcetur. A Lei nº 17.903, de 11 de janeiro de 2022, de autoria do deputado Renato Roseno em coautoria com o deputado Guilherme Sampaio, foi sancionada em forma de homenagem ao grande ícone da comunicação cearense.
O plenário da Assembleia Legislativa já havia aprovado em 22 de dezembro os projetos de lei que prestam homenagem a dois importantes nomes das artes e da cultura cearense, os professores Gilmar de Carvalho e Izaíra Silvino. O primeiro projeto (PL 397/2021), apresentado em coautoria com o deputado estadual Guilherme Sampaio, denomina de Professor Gilmar de Carvalho o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará. Já a segunda proposição (PL 425/2021) passa a chamar o foyer do Theatro José de Alencar (TJA) de Sala Izaíra Silvino.
Sobre Gilmar
O jornalista, escritor e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho (Sobral, 1949 – Fortaleza, 2021) foi um dos mais destacados intelectuais do nosso estado. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, instituição à qual serviu por mais de três décadas formando centenas de alunos e produzindo importantes estudos e pesquisas que ajudaram a traduzir e dar visibilidade ao universo das tradições culturais cearenses em suas mais variadas dimensões.
Crédito Foto: Natinho Rodrigues
Postagem em redes sociais realizada por Guilherme Sampaio:
Ver essa foto no Instagram