O diretor de comunicação corporativa na Publicis Brasil, Leonardo Araújo, subiu ao palco da Gramado Summit 2023 na última quarta-feira, com a palestra “trabalhando para que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome”, com nome inspirado pela música “AmarElo”, do rapper Emicida em parceria com Pabllo Vittar e Majur.
Dividida em 5 tópicos, Leonardo abriu sua apresentação com o tema “Postura de Aprendiz”, onde falou sobre buscar conhecer as novas tecnologias e aprender com as ferramentas que aparecem todos os dias.
Seguindo, ele abordou o tema “Coragem”, ele aborda o sentimento que os líderes devem ter ao embarcar no meio digital, e faz um apelo para que não tenham medo de mergulhar de cabeça nas redes sociais.
“Se você não preparar o seu colaborador para ser uma mídia para você, ele vai ser como ele quiser ser, então é melhor que você faça essa preparação, até porque , os funcionários gostam de ver o CEO nas redes sociais. As pesquisas mostram que as pessoas preferem trabalhar com líderes que utilizem ferramentas digitais,” fala Araújo.
Ao falar sobre o próximo tema “Representatividade”, ele falou sobre a importância da diversidade no ambiente da publicidade, trazendo como exemplo a Chapa Preta, que tem como intuito promover maior diversidade e avanço em iniciativas que promovam a equidade na propaganda brasileira.
O movimento, que teve apoio da Publicis Brasil, tem como propostas: A criação de um Conselho Colaborativo, com pessoas do mercado à parte da diretoria, dentro da proporcionalidade da população, englobando pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas em situação de refúgio; Incentivar o aumento do número de associados negros e não-brancos, entre outras; Aproximar o Clube de estudantes de instituições menos visadas ou fora do eixo SP-RJ, com iniciativas que os façam acompanhar e engajar os debates do Festival do Clube de Criação e garantam fácil associação. Buscando potencializar a iniciativa dos Embaixadores do Clube de Criação, entre outras.
Dando continuidade a palestra, Araújo comentou sobre “Espírito de Equipe”. Ao falar sobre o tópico ele deu destaque a participação do colaborador.
“Toda comunicação que a gente faz a gente pensa na participação do colaborador, pensando em como ele vai compartilhar o conteúdo, principalmente institucional,” finaliza.
Em seu último tópico ele fala sobre “Paixão por resolver problemas”. Aqui Leonardo comenta apresenta um case onde decidiu apostar na diversidade ao perceber um problema no mercado ao se tratar de pessoas pretas na publicidade, trazendo mulheres negras para participar de uma campanha como resposta à baixa veiculação de pessoas desse grupo em peças publicitárias.
Ele finaliza sua apresentação mencionando músicos que o inspiram como Emicida e Racionais com a frase: “Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente”, trecho da música “A Vida é Desafio”, do grupo Racionais.
A Gramado Summit é o maior brainstorming da América Latina. Uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação. São sete palcos de conteúdo simultâneos, com mais de 200 palestrantes. Além das áreas de conteúdo, o evento possui uma das melhores feiras de negócios do país, com mais de 500 expositores e centenas de investidores.
Leonardo Araújo (Diretor de comunicação corporativa publicis)
Atual diretor de comunicação corporativa da Publicis. Leonardo Araujo teve passagens por veículos do trade publicitário como o Propmark e Adnews.