Considerada a maior rede profissional do mundo, o Linkedin movimenta 14 milhões de vagas no mercado de trabalho
Quando se fala de divulgação ou pesquisa por “perfil profissional”, imediatamente ocorre uma associação com o Linkedin. No Brasil, já ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários ativos, sendo a quarta maior posição no mundo, logo atrás da China, dos Estados Unidos e da Índia. No total, a rede profissional atinge a marca mundial de 774 milhões de membros.
As empresas estão de olhos bem abertos para os perfis que estão ativos na rede, 90% dos recrutadores usam regularmente o LinkedIn. Um estudo divulgado pela Statistic Brain, mostrou que, aproximadamente, 122 milhões de pessoas conseguiram uma entrevista através do LinkedIn, sendo que 35,5 milhões foram contratadas através de contato realizado no site.
A pesquisa ainda revela que, uma boa referência do LinkedIn para recrutadores é que os empregados contratados através do site têm 40% menos probabilidade de deixar a empresa nos seis primeiros meses.
Tendências
A flexibilidade em formatos híbridos de trabalho é a grande tendência do mercado, aproximadamente 50% dos colaboradores preferem que as empresas construam uma cultura que priorize a flexibilidade, de acordo com o estudo Tendências Globais de Talentos 2022 do LinkedIn.
Outras políticas valorizadas pelos profissionais são: mais oportunidades de desenvolvimento profissional (59%), saúde mental e bem-estar (42%), treinamento de gestores para liderança de equipes remotas e híbridas (35%) e diversidade e inclusão (26%).
As empresas estão aceitando cada vez mais a flexibilidade nos formatos de contratação, prova disso é que a oferta de vagas que mencionam flexibilidade no LinkedIn subiu 83% desde 2019.
Bem-estar
As instituições também estão mais preocupadas com o bem-estar dos seus colaboradores, o LinkedIn verificou um crescimento de 73% nas publicações de empresas falando sobre bem-estar e um aumento de 147% no compartilhamento de anúncios de vagas que mencionam o termo.
Criadores de Conteúdo no Linkedin
Com a variedade de tipos de compartilhamento na rede, o Linkedin ganhou também o coração dos famosos criadores de conteúdo. Artigos, links para o seu site, slideshows e vídeos estão entre os tipos mais populares de conteúdo que os usuários postam na rede.
Os conteúdos que são publicados no LinkedIn atingem uma margem de 9 bilhões de impressões por semana, a rede conduz mais de 50% do tráfego social para sites B2B e é considerada a fonte de conteúdo mais credível. Devido a isso, 98% dos profissionais de marketing de conteúdo utilizam o LinkedIn, especialmente para marketing B2B e geração de leads.
Dicas extras
- Pode parecer simples, mas é fundamental preencher todas as informações pessoais no seu perfil, essa é uma maneira mais rápida e fácil de fazer com que os recrutadores te encontrem;
- Foque nos perfis que são referência na sua área, isso irá aumentar a sua rede de contatos e possibilitar mais chances de networking;
- Crie uma URL personalizada no LinkedIn, essa é uma forma dos recrutadores e outros profissionais te encontrarem na rede;
- O título e a foto profissional são fundamentais para passar uma boa imagem aos recrutadores e facilitar a sua procura. Essa é uma das otimizações feitas no seu perfil no LinkedIn que garante que os recrutadores encontrem o seu perfil com mais facilidade e, ainda, passa uma credibilidade e autoridade para aumentar as chances de contratação;
- Use o #opentowork: selo criado pelo LinkedIn, para que usuários possam divulgar que estão procurando emprego. O “adesivo” tem o formato de um anel verde e é inserido na foto do perfil da pessoa, indicando a recrutadores e a toda a rede de conexões que aquele profissional está disponível para receber propostas de trabalho;
- Faça um resumo das suas habilidades profissionais em formato de lista, isso irá facilitar na busca que os recrutadores realizam;
- Outro fator de suma importância e que agregará confiabilidade ao seu perfil são as recomendações de colegas de trabalho ou ex gestores. É uma excelente forma de mostrar para a sua rede de contatos e recrutadores que você é um profissional com boas referências e que outras pessoas recomendam o seu trabalho.