Pela primeira vez na capital cearense, evento reuniu especialistas de diversas áreas, empresários e familiares que contarão com palestrantes de renomadas instituições no Brasil e no exterior, além de cases de sucesso. Objetivo é qualificação profissional da governança nas organizações familiares
No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de responder por mais da metade do PIB, as empresas familiares também empregam 75% da mão de obra no País. No mundo, as 500 maiores empresas familiares empregam 24,52 milhões de pessoas, diz o levantamento da EY e da Universidade de St.Gallen.
Esses números, já de 2023, mostram o quanto a longevidade dessas empresas é importante não só para a família empresária, mas principalmente para funcionários e sociedade. Mas como preparar a empresa para seus sucessores herdeiros? O que fazer para manter a longevidade dos negócios? Essa temática foi aprimorada no I Fórum Cearense de Famílias Empresárias, realizado em Fortaleza, nos dias 29 e 30 de junho, no Gran Mareiro Hotel.
Organizado pela RS Governance e Astor Capital, o evento propôs uma imersão em governança corporativa, que teve como objetivo apresentar a integrantes de famílias empresárias conceitos fundamentais para harmonização e crescimento de negócios fundados e geridos em contexto familiar.
Programação e estrutura
O Fórum contou com profissionais ligados às áreas de finanças, governança e gestão, como advogados, psicólogos, especialistas na área de investimento social e filantropia, de renomadas instituições, no Brasil e no exterior. Contando com uma ampla gama de temas relevantes, o evento veio ajudar as famílias empresárias a enfrentar seus desafios e prosperar no mundo dos negócios, como: Sucessão Familiar, Governança Corporativa, Gestão de Conflitos, Planejamento Estratégico, Inovação e Adaptação, e Desenvolvimento de Liderança.
O evento foi distribuído em dois dias – cada um com três blocos temáticos -, que contaram, ainda, com exposições e momentos em que os participantes podem interagir e desenvolver ferramentas para gerar diagnósticos e evoluções para suas empresas. As palestras foram ministradas pelos sócios das empresas organizadoras e de convidados, envolvidos com aplicação das boas práticas de governança corporativa: Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação; Rafael Saldanha, advogado, consultor e conselheiro empresarial; Carlos Chagas, sócio da Bewater; Fernando Cintra, Doutor em Direito; entre outros.
“Foi um evento bastante completo, em que cada bloco desse contou com duas a três palestras de mesas – com profundidade, gente com muita especialidade -, e a própria convivência, o próprio networking local, foi muito rica, porque tivemos, ali, gente que pode ganhar com conhecimento uns dos outros”, ressaltou Rafael Saldanha, sócio da RS Governance.
Confira também:
Quem tem medo da IA? Pesquisa mostra profissões que mais temem ser substituídas
15º edição do MaxiModa já tem data marcada e conta com palestrantes de destaque nacional