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L’Oréal Brasil se une ao TikTok e YouPix para promover aceleração profissional de criadores negros de conteúdo

Por Lucas Abreu

12/07/2024 14h10

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Programa Beleza Mais Diversa busca impulsionar as carreiras de influenciadores negros, promovendo maior representatividade no mercado. 

O Grupo L’Oréal no Brasil anunciou, na última quarta-feira (10), o lançamento do programa Beleza Mais Diversa, que irá impulsionar a carreira profissional de 50 criadores negros de conteúdos no país. Em parceria com a YouPix e o TikTok, a empresa quer contribuir ativamente para uma sociedade mais inclusiva com o avanço em pautas como diversidade e equidade racial, entendendo que a economia criativa é um caminho-chave para a representatividade e profissionalização.

No final do programa, 80% dos criadores irão compor o quadro de influenciadores das 21 marcas da empresa. O intuito do Grupo é garantir que 50% dos perfis de seus influenciadores, formado por todas as suas divisões de negócio, sejam de pessoas diversas.

“A diversidade, equidade e inclusão é uma agenda prioritária para o Grupo e, dentro de uma frente tão importante para o nosso negócio, não poderia ser diferente. […] Nós queremos formar profissionais que possam ser criadores e influenciadores das nossas marcas, mas também que possam atuar no mercado de uma forma geral. O objetivo é contribuir para a representação de uma beleza mais inclusiva, seja dentro ou fora da companhia”, reforça Allan Peroni, Diretor de Advocacia e Comércio Social do Grupo L’Oréal no Brasil.

Apesar de 56% da população brasileira se autodeclarar como preta ou parda, a maior parte dos influenciadores e criadores de conteúdo no país se autodeclaram brancos. De acordo com o Instituto Locomotiva, 98% das pessoas pretas e pardas não se sentem representadas em comerciais. Já a Think Etnus, primeira empresa brasileira especializada na pesquisa de hábitos e tendências de consumo da população negra, revela que 33% das pessoas pretas do Brasil não tem nenhuma fonte de inspiração.

“Temos o dever de comunicar para uma maior representatividade no nosso mercado, onde a população brasileira se inspire em pessoas reais e uma beleza plural. Mas queremos ir além, porque sabemos que a educação é chave para o empoderamento social”, afirma Márcia Silveira, chefe de Diversidade, Equidade & Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil, que conclui: “Esse é um meio para construir narrativas fortes que, mais que inspirar, possam ser vetores reais da transformação social.”

Por meio de aulas que serão realizadas pela YouPix, consultoria especializada em economia criativa, e através de impulsionamento de mídia dos conteúdos no TikTok, os criadores poderão aprender mais sobre como ter ideias para desenvolver conteúdos e engajar nas redes sociais. Os participantes também terão mentorias com o esquadrão de influenciadores do Grupo L’Oréal, como Vivi Siqueira, Tássio Santos, Amanda Santos e Matheus Machado, e receberão um voucher para compra de equipamentos.

“As desigualdades raciais são um enorme desafio no Brasil e sabemos que exige um esforço coletivo, por isso, nos juntamos a empresas, organizações da sociedade civil e outros parceiros para que nossas ações sejam ainda mais efetivas e contribuam para que a plataforma não apenas reflita o mundo em que vivemos, mas o que buscamos enquanto sociedade”, destaca Handemba Mutana, líder do TikTok For Good no Brasil.

O MOVER – Movimento pela Equidade Racial, associação da qual o Grupo L’Oréal é signatário e participa com mais de 50 empresas, é parceiro da ação e contará com um portal na sua plataforma de fornecedores, o Mover Negócios. O intuito é promover o portfólio dos influenciadores de conteúdo negros formados no projeto para conhecimento de outras empresas, impulsionando o desenvolvimento profissional e promovendo maior inclusão no mercado de trabalho.

“O principal objetivo da plataforma Mover Negócios é conectar empreendedores negros com as áreas de compras das empresas, e parte do nosso DNA é gerar a aceleração dos processos de diversidade, equidade e inclusão dentro e fora das organizações. Então, estamos muito otimistas em unir esforços com o Grupo L’Oréal para amplificar ainda mais a potência deste projeto que vem para ressignificar os espaços de mídia e comunicação.” afirma Luciene Rodrigues, gerente sênior de Relações Institucionais e Comunicação do MOVER.