Mercado

Luce, consultoria em capital humano, chega em Fortaleza com nova proposta de soluções

Por Redação

02/09/2024 14h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Consultoria abriu as portas do mercado cearense em julho deste ano e aposta nos seus diferenciais para expandir na região

Fundada em 2023, a Luce, no italiano ‘luz’, traz no seu nome seu propósito de existência. A consultoria nasceu para transformar negócios, iluminando talentos. Considerada um bistrô de soluções, a empresa utiliza o conhecimento da estratégia, do mercado e da cultura dos clientes para modelar soluções simples, individuais e inteligentes que desenvolvem o capital humano. Feita por quem conhece as nuances do mercado, o fundador, Gustavo Leme, conta como seu deu o surgimento do negócio.

Gustavo Leme, Fundador da Luce

“Eu fui ganhando experiência na atuação como executivo e conselheiro de empresas, exercendo um papel também de produzir insights e arquitetar soluções. Depois disso, eu abri minha própria consultoria, fui sócio de uma consultoria, e a Luce nasceu como ‘spin-off’ de toda essa jornada em julho de 2023. De lá para cá, nesse um ano, a gente já tem dois escritórios. Nessa expansão, triplicamos o tamanho do nosso time e desenvolvemos uma interação com mais de 3 mil pessoas, estamos falando de chegar na casa de quase uma centena de projetos, mais de 20 segmentos atendidos e com um olhar muito forte para empresas familiares e famílias empresárias. Além de ter no portfólio empresas multinacionais. Esse universo de famílias empresárias e empresas familiares é onde a gente mais se destaca por ter nascido dentro, entender as nuances, os desafios, mas também as vantagens de atuar em um mundo como esse. Então a gente surgiu para transformar o negócio por meio da iluminação de talentos”, declara Gustavo Leme, fundador da Luce. 

Gustavo construiu uma carreira em 14 segmentos diferentes. Com essa bagagem o executivo passou por diferentes processos de consultoria e entendeu quais as sensações e questionamentos de quem está do outro lado da mesa. Com isso em mente, a Luce surge como uma ‘construtoria’, que entende a importância de ter uma escuta ativa.

“A nossa forma de trabalhar está mais para um ‘construtoria’, do que uma consultoria, ou seja, nós sempre iremos co-criar o melhor caminho com o cliente. Nós temos nossa metodologia, mas esse método é adaptável ao processo de construção, porque nós não nos posicionamos como donos da verdade. Temos uma parcela de aprendizado e uma parcela de ensinamento junto aos nossos clientes, e é isso que faz ‘azeitar’ o que a gente tem de melhor aqui”, aponta Gustavo.

A Luce é feita por quem conhece o mercado local, além do Gustavo já ter trabalho no Ceará, por várias ocasiões, a sua sócia, Ana Lívia Rangel é cearense e acompanha a expansão da região há muitos anos. Com a missão de trazer luz para Fortaleza, Ana Lívia conta com exclusividade para o Nosso Meio sua expectativa sobre o futuro da Luce na cidade. Confira:

Ana Lívia Rangel, Sócia da Luce

Nosso Meio: Você chegou na Luce em julho de 2024 para trazer vida a presença da marca em Fortaleza como você viu que poderia somar à empresa e ao mercado?

Ana Lívia: Eu e o Gustavo nos conhecemos desde 2012 quando tivemos a oportunidade de trabalhar juntos. De lá para cá como executivos tivemos contratamos muitas consultorias de todas as regiões do país, conhecemos suas soluções, fortalezas e fragilidades. Sentimos que em alguns aspectos poderíamos fazer diferente, com um olhar mais particular sobre as necessidades dos clientes e na forma de nos relacionarmos. Nesse caminho fomos fisgados pelo bichinho do empreendedorismo. Vem aquele desejo de construir algo mais autoral, mais a nossa cara. Foi nesse contexto que o meu propósito e o do Gustavo novamente se encontraram e surgiu a oportunidade de unir nossas experiências em torno dos serviços oferecidos pela Luce.  Luce significa luz em italiano!!! Vamos iluminar ainda mais o já ensolarado mercado do nordeste. O Ceará por ser a minha casa, sempre será nossa porta de entrada. A Luce tem uma proposta muito especial e precisávamos de alguém que se apropriasse dela da forma que ela merece. Como dissemos aqui, “juntamos a fome com a vontade de comer”.

NM: Com olhar humanizado para os negócios a Luce surge para transformar os negócios através das pessoas você viveu isso na prática ao longo de 22 anos na Grendene.  Como suas experiências fazem da Luce uma consultoria prática e focada em resultados?

AL: Com o passar dos anos a técnica vai expandindo e dando lugar para a leitura de cenários e negócios. O senso de urgência e de dono que se impõe para nós executivos fez com que aprendesse a propor soluções práticas, ágeis e simples por meio de pessoas. Aprendi que primeiro escolhemos “quem” vai estar à frente dos projetos e processo, depois “o que”. Garantir “a pessoa certa, no lugar certo” com pensamentos, valores e comportamentos adequados à cultura e às expectativas de resultados. Nesses anos todos sentados do outro lado da mesa, como falamos aqui na Luce, sabemos exatamente as dores e necessidades de nossos clientes e os ajudamos, na construção a várias mãos, desenhando soluções sob medida que funcionem para sua realidade e expectativa de resultado. Temos o máximo cuidado para entender o negócio dos nossos clientes pois fazem parte do nosso negócio também.

NM: Como a Luce pretende atuar no Ceará e fazer uma entrega personalizada para cada cliente?

AL: Estamos apresentando nosso posicionamento, divulgando nossa marca, nos apresentando às pessoas, construindo e resgatando nossos relacionamentos no estado e, assim como já fazemos com os clientes do Sul e Sudeste, nossos associados são executivos sêniores que se dedicam do começo ao fim ao projeto de cada cliente. Temos uma estrutura muito bem dimensionada para termos sempre a capacidade de darmos as mãos aos nossos clientes e juntos caminhamos desde o entendimento do momento dos negócios até a verificação dos resultados. A metodologia da Luce é pautada nessa personalização, colocamos os desafios dos negócios dos nossos clientes no centro do nosso processo consultivo e construímos com ele. Daí o posicionamento muito bem definido dos projetos que temos capacidade para atender.

NM: Sendo um passo seu rumo ao empreendedorismo, qual a sua expectativa para o futuro da Luce no mercado local?

AL: A minha expectativa é de um crescimento sólido, gradual, como deve ser tudo que é consistente e longevo. Embora tenhamos iniciado nossas operações em São Paulo, o Ceará sempre esteve na nossa prioridade. Além de ser uma região muito próspera é minha terra natal pela qual tenho muito carinho. Estamos pondo em prática o que estava em nossos sonhos desde o início. O Ceará é potente demais. Temos uma força empreendedora enorme, talentos de qualidade superior e um mercado amplo que atrai o apetite de investidores de todo mundo. A Luce chega no momento certo, preparada e de braços abertos para apoiar tanto os fundadores e os sucessores empresariais em seus projetos de maturação e expansão dos negócios, como também os novos entrantes que chegam a toda hora somando na expansão do nosso estado.