Atual presidente do Conselho Superior, continua à frente da entidade até março de 2026. Melissa Vogel, ex-presidente da Kantar e do IAB Brasil, caso aprovada, será a primeira mulher a presidir o Cenp
Luiz Lara, atual presidente do Cenp, indicou Melissa Vogel como sua sucessora no comando da entidade. Seu nome deverá ser submetido e passar pela aprovação do Conselho Superior do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário. A profissional é ex-presidente da Kantar Ibope Media e do IAB Brasil e, caso seja aprovada, se tornará a primeira mulher a liderar o Fórum. O atual mandato de Lara se encerra em março de 2026.
Até lá, o publicitário segue à frente da entidade com a missão de lançar projetos estratégicos, com foco em inovação, governança do setor e no fortalecimento institucional, além de conduzir de forma planejada a sucessão. Entre as principais atividades a serem concluídas nos próximos meses estão a publicação de um guia de boas práticas em marketing de influência, o lançamento de um estudo sobre a força das marcas brasileiras e a atualização das Normas-Padrão da Atividade Publicitária, um conjunto de diretrizes que regulam as relações comerciais entre os agentes do mercado.
Os dois mandatos de Luiz Lara foram marcados por transformações estruturais que reposicionaram o Cenp como agente central no ecossistema da publicidade brasileira. Sua liderança levou à revisão do estatuto da entidade e à criação de um Conselho Superior plural, que reúne representantes de agências, anunciantes, veículos e elos digitais de forma equitativa, em uma governança mais representativa. Essa reconfiguração institucional viabilizou a retomada de parcerias estratégicas, como a reintegração, em 2022, do IAB Brasil — então presidido por Melissa Vogel e, em 2023, da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes), entidades que haviam deixado o Cenp nos anos anteriores.
No exercício do cargo, Lara deu prioridade a temas como relações sustentáveis entre os agentes do ecossistema, discussões que culminaram no Pacto Cenp, lançado em dezembro de 2024. O documento estabelece diretrizes voltadas à construção de um mercado publicitário mais equilibrado, com foco em transparência nas relações, concorrências mais justas, sustentabilidade financeira e boas práticas em planos de incentivo.
A indicação de Melissa Vougel à presidência do Cenp, segundo ele, está diretamente relacionada a essa nova forma de enxergar o mercado publicitário brasileiro. Com quase três décadas de atuação na Kantar, ela também acumulou experiência como conselheira, vice-presidente e presidente do IAB Brasil.
“Melissa construiu uma carreira consistente na liderança de projetos voltados à inteligência de dados e métricas, áreas fundamentais para compreender os novos formatos de negócios e as mudanças no comportamento de consumo de mídia”, afirma Luiz Lara.
Assim que tiver seu nome aprovado pelo Conselho Superior, ao longo dos próximos meses, Melissa trabalhará ao lado de Lara no processo de transição.
“Tenho acompanhado de perto o trabalho de fortalecimento do Cenp e estou muito animada com os desafios que virão. A entidade vive um momento decisivo e será uma honra dar continuidade ao trabalho de transformação conduzido por Luiz Lara.”, compartilha Melissa.