A 5ª edição do Programa busca identificar soluções inovadoras para desafios de negócios
Com o objetivo de identificar oportunidades para gerar eficiência nas operações da M. Dias Branco, fortalecer a cultura de inovação, além de contribuir com o empreendedorismo e a transformação digital, o Programa Germinar é baseado no método desenvolvido pela Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. O programa se organiza em conjuntos de ciclos. Cada ciclo abarca alguns desafios priorizados pela empresa e segue um cronograma específico.
Este ano, o programa contará com o formato “Innovation as a Service”, organizado em um conjunto de ciclos, cada qual com cronograma e desafios específicos. O foco desse primeiro ciclo são os desafios de Inteligência no planejamento de Demanda/Vendas; Solução para diversificação da Matriz Energética; Otimização no processo de prototipação de produtos e embalagens.
Todas as soluções inscritas serão analisadas com base nos critérios do programa e receberão uma devolutiva, que pode ser um convite para apresentar sua solução para a M. Dias Branco.
Fernando Bocchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da M. Dias Branco, afirma que o projeto faz parte de um propósito maior da empresa.
“O Programa Germinar gera ganho a todos do ciclo: startups, M. Dias Branco e sociedade. Oferecemos aos participantes a oportunidade de validar suas soluções por meio da execução de um Projeto-Piloto alinhado aos desafios. Ao longo dos anos, temos recebido diversos projetos que aderimos ao nosso processo em diferentes áreas”, explica o executivo.
Sobre o programa
A ideia do Programa Germinar nasceu em um processo iniciado no fim de 2017, com uma viagem de executivos da M. Dias Branco a polos de inovação globais, incluindo o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo. Inspirada pelos ganhos mútuos, a M. Dias Branco assumiu a responsabilidade de incentivar o fomento do foodtechs partir da conexão com startups.
A iniciativa começou em 2018, com o objetivo de encontrar novas formas de inovar estimular o crescimento das startups. Ao longo de sua história, o Programa Germinar já contou com 312 startups inscritas e 17 selecionadas para contratação, parceria ou investimento com a M. Dias Branco.
“A organização desta edição em formato de ciclos traz ganhos estratégicos para a M. Dias Branco, que ampliará ainda mais sua proximidade com o ecossistema e permitirá que a empresa lance novos desafios ao longo do ano de forma estruturada. A metodologia aportada pela Innoscience, conectada ao conjunto de ativos da M. Dias Branco e suas marcas, faz com que o Germinar represente uma oportunidade para startups testarem e validarem suas soluções e tecnologias no contexto de uma grande empresa podendo, inclusive, gerar um contrato de fornecimento pós programa”, pontua Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience.
Para o primeiro ciclo, a empresa buscará os parceiros com as melhores soluções no ecossistema até 05 de maio; organizará um pitch day virtual com o potenciais parceiros com soluções mais aderentes aos desafios em 22 de maio; conectará o time do desafio e a startup para desenhar o escopo do experimento até 15 de junho; executará piloto de 3 meses para testar a solução até 05 de outubro; analisará os resultados atingidos no piloto e fará deliberação de encerrar, estender ou escalar, até 17 de outubro.
Startups interessadas devem se inscrever pelo site do programa, que pode ser acessado pelo endereço germinarmdiasbranco.com.br.
Confira também
M. Dias Branco é a primeira empresa a utilizar Metaverso para treinar equipe de vendas
ADVB/CE promove encontro de Marketing com Fabio Melo, CMO do Grupo M Dias Branco
Espaço Nosso Meio: Fábio Melo, Diretor de Marketing M. Dias Branco – 12/11/21