Economia

M. Dias Branco celebra 70 anos com lucro recorde de R$ 889 milhões em 2023

Por Redação

26/02/2024 09h27

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Além do lucro anual 84,5% superior ao de 2022, companhia cearense registra lucro recorde no 4T23

A cearense M. Dias Branco reportou ao mercado as demonstrações financeiras relativas a 2023, ano em que completou 70 anos de fundação. A companhia, que começou com uma padaria em Fortaleza e hoje é uma multinacional, fechou o ano de 2023 com lucro líquido anual de R$ 889 milhões, 84,5% acima do ano anterior. Somente no quarto trimestre (4T23), o lucro líquido alcançou R$ 342 milhões, ou vinte e duas vezes acima do registrado no mesmo período de 2022.

De acordo com Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco, uma série de fatores contribuiu, de forma positiva, para o resultado da empresa, com destaque para: crescimento de receitas em todas as regiões do País, recuperação dos volumes de vendas de biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, disciplina na gestão de custos e menor pressão de commodities, principalmente trigo e óleo de palma.

“Este é o resultado do trabalho árduo de todos os nossos colaboradores para que pudéssemos cumprir à risca os planos de crescimento, excelência e inovação apresentados a todos os acionistas”, destaca Theodozio.

A companhia tem feito investimentos expressivos em marketing, seja para fortalecimento das principais marcas – Fortaleza, Richester, Vitarella, Piraquê, Adria, Isabela, Jasmine e Finna –, seja para renovação de portfólio e lançamento de produtos inovadores. Somente com produtos lançados nos últimos 24 meses, a M. Dias Branco conseguiu um incremento de receita de R$ 299,5 milhões ao longo de 2023.

“Nosso portfólio tem marcas e produtos para todas as faixas de renda, mas os de maior valor agregado e maiores margens têm trazido contribuição expressiva ao resultado. Em 2023, esses produtos trouxeram receita complementar de R$ 442,7 milhões. Somente em 2023, foram 55 lançamentos, sendo 17 apenas no 4T23″, destaca Theodozio.

Um dos destaques é Piraquê, marca adquirida pela M. Dias Branco em 2018, que tem tido crescimento acelerado em itens estratégicos, como cookies e wafers.

“Com o processo de nacionalização, Piraquê é hoje a segunda maior marca da companhia, atrás apenas de Vitarella, com receita líquida que chegou a R$ 1,2 bilhão no ano passado”, destaca Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da empresa.

Em massas, categoria em que a empresa também é líder nacional, houve crescimento principalmente nas subcategorias de massa comum e massa com ovos. O destaque é Adria, Top of Mind nacional pelo quarto ano (Datafolha).

“Embora o portfólio com maior valor agregado esteja trazendo contribuições significativas, não estamos descuidando das marcas mais populares. No 4T23, destacamos o retorno das marcas de baixo preço no canal Cash & Cary, o que foi importante para o crescimento dos volumes nas regiões Norte e Nordeste”, pontua Cefaly.

Se pelo lado do crescimento da receita a empresa tem cumprido seu plano de negócios, pelo das despesas está sendo feito rigoroso acompanhamento e otimização de custos. Além disso, ao longo do ano passado, os preços das principais commodities utilizadas como matéria-prima pela M. Dias Branco (trigo e óleo de palma) apresentaram queda e contribuíram para a recuperação gradual da margem bruta, de 27,1% no 1T23 para 36,3% no 4T23, com contribuição positiva para os resultados.