Mercado

M. Dias Branco é a maior indústria de alimentos do Nordeste de acordo com o Prêmio Valor 1000

Por Redação

08/10/2021 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Líder em massas e biscoitos se destaca no segmento de alimentos e bebidas com receita líquida de R$7,25 bilhões em 2020

 

O Prêmio Valor 1000 reconhece a M. Dias Branco como a maior empresa do setor de alimentos e bebidas da região Nordeste, a partir da sua performance financeira em 2020. Com receita líquida de R$7,25 bilhões em um ano desafiador, a líder nacional em massas e biscoitos utilizou sua experiência adquirida em quase 70 anos de história para traçar estratégias sólidas, fortalecendo o caixa e reforçando-o a partir de uma política comercial pautada também na ampliação das exportações.

Na 21ª edição, o Anuário Valor 1000 faz análises detalhadas sobre as maiores empresas do País, com rankings comparativos, demonstrações financeiras consolidadas e critérios de medida contábil do desempenho, como geração de valor, medida pela margem EBITDA e a gestão do endividamento. Os critérios empregados pelo Valor 1000 são homologados pela Serasa Experian e pelo Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Cef-EAESP/FGV-SP).

Desde o início da pandemia, a M. Dias Branco mobilizou-se, formando cinco comitês, para garantir a segurança dos colaboradores e o abastecimento de alimentos para a população brasileira.

 

“Nenhuma das nossas unidades parou, do Sul ao Nordeste, e chegamos a contratar 500 pessoas para reforçar a produção”, ressalta Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco.

 

Gustavo Theodozio (Foto divulgação)

No mercado externo, as vendas também cresceram. A Companhia, que já exportava para 40 países, passou a atender também a América Central. Como resultado, a M. Dias Branco incrementou em 278,2% a receita bruta em exportações, que atingiu R$ 235,2 milhões em 2020.

O resultado expressivo é consequência do planejamento estratégico criado pela Companhia em dezembro de 2019. A intenção foi capturar grandes oportunidades no lado do custo, a partir da revisão dos processos, gerando produtividade.

 

“Quando a iniciativa é aliada às melhorias previstas na estratégia comercial com um mix mais qualificado para as vendas, o resultado é o crescimento da lucratividade”, complementa Theodozio.

 

No ano passado, a M. Dias Branco reforçou o caixa e foi ao mercado para ampliar o capital de giro. A primeira emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Companhia captou R$811,64 milhões. Os recursos foram destinados a compras de matérias-primas, sobretudo trigo e açúcar. Os investimentos da M. Dias Branco totalizaram R$ 221,8 milhões, distribuídos entre expansão e manutenção, além da implantação e fortalecimento da presença de suas marcas nas plataformas de e-commerce.

Em 2021, os investimentos permanecem entre R$200 milhões e R$250 milhões, assim como a expectativa de boa performance financeira.

 

“Será difícil repetir o mesmo volume de 2020, mas os números tendem a ser positivos”, afirma Theodozio.

 

Além da performance financeira e liquidez, a M. Dias Branco tem se destacado em outros indicadores que integram as práticas EGS, como transparência, boas práticas sociais, ambientais e de governança. Por isso, em janeiro deste ano, a Companhia foi listada na 16ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3, que valerá até 30 de dezembro de 2021.

 

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.