Líder nacional de massas e biscoitos integra a primeira carteira do IDIVERSA B3, já em vigor, que representa dez setores econômicos
A M. Dias Branco está entre as 20 empresas que mais valorizam a diversidade, de acordo com IDIVERSA B3, índice pioneiro na América Latina, criado pela bolsa de valores do Brasil, em agosto. O objetivo da medição é reconhecer empresas listadas que se destacam na promoção da temática, impulsionar a representatividade e mensurar o desempenho das ações dessas companhias. A medição é realizada com base no Score de Diversidade, desenvolvido pela própria B3, que calcula quão próximo as companhias estão da diversidade da população brasileira.
A primeira carteira do IDIVERSA B3, já em vigor, inclui 79 ativos de 75 empresas, representando dez setores econômicos.
A M. Dias Branco é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do qual reforça o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para materializar o compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) em 2022, foi criado o Comitê PlurAll, formado por colaboradores voluntários e representantes das diversidades existentes no quadro de trabalhadores. O intuito do grupo é discutir temáticas ligadas ao DEI, como ações afirmativas a serem adotadas pela Companhia.
Em questão de gênero, por exemplo, a companhia possui uma meta pública de aumentar para 40% o número de mulheres em posições de liderança até 2030. Em toda a companhia, que conta com mais de 17 mil funcionários, mais de 22% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência.
Atualmente, 40% do Conselho de Administração da M. Dias Branco já é composto por mulheres. Isso fez com que a empresa permaneça, desde julho de 2022, no índice de diversidade de gênero do TEVA Mulheres na Liderança, gerido pelo Banco Safra e listado para negociação na B3.
Já em acessibilidade, desde 2020, a companhia oferece a acessibilidade do conteúdo do seu site oficial em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Dentre outras iniciativas, a companhia promoveu, em agosto, a Semana da Diversidade. Com um cronograma planejado com cuidado, a fim de alcançar todos os níveis hierárquicos da empresa e inovar nos modelos de execução das atividades, envolveu temas como: quebra de estereótipos, segurança psicológica e a importância de uma cultura inclusiva. E lançou, ainda, o PODiverso, que em seu primeiro episódio trouxe um bate-papo sobre Comunicação Inclusiva e Não Violenta.
“A M. Dias Branco possui, desde sua fundação, uma cultura muito forte em relação à diversidade e inclusão, que é materializada pelo valor corporativo do Respeito. Sabemos que, dessa forma, podemos construir um ambiente onde as pessoas podem ser elas mesmas e terem liberdade para colocar os seus talentos a favor dos resultados da companhia”, afirma Fabiana Prado, Gerente de Cultura e Clima Organizacional da M. Dias Branco.