Responsabilidade

M. Dias Branco ingressa no Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) em 2025

Por Redação

24/01/2025 09h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Avaliado quadrimestralmente, índice tem como propósito acender discussões sobre mudança climática no Brasil

Tendo a sustentabilidade como um de seus pilares, a M. Dias Branco anuncia sua inclusão no Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3), em 2025, reforçando seu compromisso com a eficiência na gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e com práticas voltadas para a transição climática. Criado em 2010, o ICO2 B3 é uma importante ferramenta para fomentar discussões sobre mudanças climáticas no Brasil, promovendo a adoção de estratégias que contribuam para a redução de emissões e a construção de um futuro de baixo carbono.

“A adesão ao ICO2 B3 reflete o compromisso da M. Dias Branco com a redução de emissões de GEE e a transição para um futuro de baixo carbono”, conta Daniella Pessoa, gerente de Estratégia Climática e Ambiental da M. Dias Branco, e responsável pela gestão de mudanças climáticas dentro da Companhia.

A executiva explica que “o trabalho diário da M. Dias Branco está focado na gestão da eficiência dos processos, no engajamento da cadeia de fornecedores e na gestão das emissões ao longo de toda a cadeia de valor, sempre atentos aos riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas”. Para ela, a execução consistente e o acompanhamento contínuo dos resultados, por meio de indicadores robustos que representam o avanço da Companhia, têm sido fundamentais para os resultados alcançados na agenda climática.

Metodologia ICO2 B3

Para integrar o ICO2 B3, índice avaliado quadrimestralmente, as empresas precisam atender a critérios rigorosos, como estar entre 75% das empresas com os menores coeficientes de emissão por receita; e apresentar um Score de Gestão de Emissões de GEE (SGEE) maior ou igual à média aritmética, descontado o desvio padrão do setor econômico ao qual pertencem na B3.

Com a revisão da metodologia, válida a partir de janeiro de 2025, passam a ser elegíveis para o índice os ativos que compõem o Índice Brasil Amplo (IBrA B3), ampliando a representatividade e relevância da carteira.

Programa Descarbonize

Na M. Dias Branco, grande parte dos números conquistados na agenda climáticasão é fruto do Programa Descarbonize. A iniciativa é composto por 10 pilares que abrangem as principais iniciativas do plano de transição climática da Companhia. Essas frentes incluem a gestão dos escopos 1, 2 e 3 das emissões e o engajamento de toda a cadeia de valor. Desde 2020, a M. Dias Branco tem alcançado uma consistente redução de emissões, alinhada ao planejamento e às metas estabelecidas em sua Agenda Estratégica de ESG 2030.